Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Centro de Diagnóstico Móvel já está a funcionar


Quarta, 15 de Abril de 2020

Sónia Morgado

Quase um mês depois de avanços e recuos quanto à data de abertura do Centro de Diagnóstico Móvel (CDM) Covid-19, instalado na Praça da Canção, em Coimbra, o espaço entrou ontem em funcionamento. Uma necessidade há muito sentida pela população em geral e profissionais de saúde para que sejam realizados mais testes de despistagem ao novo coronavírus (SARS-CoV2).
Trata-se de um ponto de recolha, em modelo drive thru, onde a pessoa chega referenciada pelos hospitais, delegados de saúde ou pelos médicos das unidades de saúde onde estão instaladas as “áreas dedicadas Covid-19 Comunidade”, e, sem sair do carro, é feita a colheita que depois segue para análise no Laboratório da Universidade de Coimbra. Assim, não há contacto directo com outras pessoas, reduzindo-se o risco de infecção. Este método de recolha de amostras é, de resto, uma realidade em muitos países e também em Portugal, nesta fase de pandemia, mostrando-se uma mais-valia no trabalho desenvolvido no combate à Covid-19.
Ontem, pelas 8h30, o CDM entrou assim em pleno funcionamento, com um total de 50 marcações previamente agendadas, e com um intervalo confortável entre elas para evitar grande concentração de carros, através da Agenda-Covid-Test gerida pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Os veículos dão entrada pelo lado da Ponte Santa Clara, descendo a rampa de acesso à Praça da Canção, com um primeiro elemento da Polícia Municipal (PM) a confirmar a marcação, dirigindo-se posteriormente o utente (sempre dentro da viatura) até à entrada da tenda onde se realizam as zaragatoas. Aí, um segundo elemento da PM pede identificação, com o cartão de cidadão a ser mostrado através do vidro do carro, que se mantém fechado até ao momento da recolha da amostra por médicos e enfermeiros da ARSC. Depois, é só seguir a sinalização, com a saída a realizar-se junto às antigas bombas, e aguardar o resultado.
O processo é relativamente simples e rápido. Ontem, durante a reportagem do Diário de Coimbra, passaram por aquele local uma média de 10 veículos num espaço de uma hora, todos eles com utentes do sexo feminino, com a média de idades a rondar os 45/50 anos. Ontem de manhã, e depois de feita a recolha das amostras para análise, conseguimos perceber que pelo menos três utentes que realizaram teste à Covid-19 estão ligadas à Fundação Sofia. Não apresentavam qualquer sintoma, tendo sido indicado teste por prevenção. Uma das senhoras que gentilmente falou aos jornalistas, é médica da instituição e afirmou ser já a segunda vez que realiza o teste desde que se começaram a verificar casos de coronavírus em Portugal (o primeiro deu negativo) porque uma das funcionárias do local onde trabalha terá testado positivo. Dessa forma, está a ser feita a despistagem à equipa de trabalho e os utentes terão realizado teste na segunda-feira, segundo nos informou. Outras duas senhoras com quem falamos são funcionárias da Casa da Sofia. Em declarações rápidas, uma das funcionárias que seguia viagem no banco de trás do veículo conduzido pelo marido, disse ter sido indicada para realização de teste depois de ter estado sete dias a trabalhar, seguindo-se agora sete dias em casa, de acordo com o plano de contingência. A marcação foi feita na 4.ª feira passada com indicação de recolha de amostras para ontem, 3.ª feira, neste Centro.
O Centro de Diagnóstico Móvel, uma parceria entre a Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra e ARSC, funciona das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, com a segurança a ser garantida diariamente por elementos da Polícia Municipal.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu