Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município cancela festa dos Santos Populares


José Fonseca Quarta, 15 de Abril de 2020

O Município de Viseu anunciou ontem que decidiu cancelar o cartaz das ‘Festas & Marchas Populares’, programado para o mês de Junho, justificando a medida com a pandemia da covid-19, que obriga ao isolamento social e também tendo em conta as previsões das autoridades de saúde.
Em comunicado, a autarquia viseense adianta que “reconhece não estarem reunidas, no actual contexto, as condições para a preparação, organização e realização quer das Marchas Populares, nas quais participam diversas instituições, quer da Festa das Freguesias, que pretende ser uma montra dos saberes e dos saboras das freguesias do concelho de Viseu, realizada no Parque da Cidade.
No caso das Cavalhadas de Teivas e de Vildemoinhos, que integram há vários anos o cartaz das ‘Festas & Marchas Populares’, os promotores dos dois eventos também comunicaram o cancelamento dos dois cortejos.
“Esta é uma decisão dolorosa, mas que deve ser assumida desde já”, refere o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.
“Quero deixar uma palavra às organizações destas seculares tradições. Sei o quanto lhes custou optar pelo cancelamento, mas estamos perante uma crise sanitária, o que nos obriga, em primeira instância, a preservar a saúde pública”, destacou.
Amanhã, o executivo municipal deverá aprovar, em reunião camarária, um aviso para a apresentação de propostas de reprogramação e reagendamento de projectos aprovados no âmbito do programa municipal Viseu Cultura, que tenham sido ou sejam afectados pela crise gerada pela pandemia.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu