Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Testes tardam para a Casa dos Pobres com infectados


Terça, 14 de Abril de 2020

Rosette Marques

A Casa dos Pobres de Coimbra registou na semana passada casos positivos do novo coronavírus, sendo que um dos utentes faleceu e outros dois foram encaminhados para o hospital, mas têm já indicação para voltar para o lar e ficar em isolamento.
Uma situação que preocupa a direcção da Casa dos Pobres, sobretudo porque na passada quinta-feira foram feitas todas as diligências para que se realizem testes aos utentes e a toda a equipa e a indicação que receberam, por parte das autoridades de saúde, «é que os testes só se realizam esta terça-feira».
Para Luísa Carvalho, presidente da direcção da Casa dos Pobres, «é lamentável que se deixe neste impasse um lar de idosos, quando se passa a mensagem que os lares são prioritários». A responsável mostra--se revoltada, pois apesar de estarem a ser seguidas todas as medidas de protecção, desde os equipamentos de protecção individual e o isolamento, «os idosos estão assustados». «É verdade que estamos num período muito difícil, como se fosse uma guerra, mas não podemos deixar de lado a humanização. Os idosos não são números, são pessoas, com os seus sentimentos e os seus medos e esta demora não é tolerável», frisou.
A situação é tanto mais grave na medida em que a Casa dos Pobres também acolhe pessoas com problemas associados à doença de Alzheimer, «o que dificulta a imposição do isolamento».
A mesma preocupação tem também o presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, que considera que a marcação de testes para hoje, terça-feira, «peca por tardia», apesar de a situação estar a ser acompanhada em articulação com as autoridades locais e regionais de saúde. Jorge Veloso refere que os funcionários, que podem estar contagiados, continuam a trabalhar, o que «representa um risco acrescido para os próprios utentes». E esta é uma situação que preocupa o autarca, que confessa «andar com o coração nas mãos», pois a freguesia tem cinco lares e dois centros de dia que acolhem perto de 300 seniores, além dos que são apoiados em regime de apoio domiciliário.
De resto, a equipa da Casa dos Pobres, que acolhe 63 utentes e cujo Plano de Contingência foi implementado logo no início de Março, continua empenhada na sua missão «apesar do cansaço». Refira-se que, no âmbito do referido plano, optou-se pela gestão de equipas em espelho, pelo que, num primeiro período, uma equipa esteve em permanência na Casa dos Pobres, tendo sido já substituída por uma segunda equipa que está já há oito dias a trabalhar.
Fonte da Administração Regional de Saúde do Centro garantiu ontem ao Diário de Coimbra que os testes serão, de facto, realizados hoje «aos utentes do lar que apresentam sintomas ou que sejam suspeitos de Covid-19, tal como a profissionais que se encontram confinados nas instalações do lar e ainda aos funcionários que se encontram em casa por precaução e que foram aconselhados a ficar em casa depois da confirmação de casos de Covid naquela instituição no fim-de-semana».|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu