Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Laboratório da UC fornece resultados em 24 horas


Terça, 14 de Abril de 2020

Uma semana depois de ter entrado em funcionamento, o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (UC) já realizou uma média de 250 testes por dia. Trata-se de uma unidade de alta segurança dedicada à realização de testes de diagnóstico à doença causada pela infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV2). «Embora estejamos ainda longe da nossa capacidade instalada (temos capacidade para processar o dobro das amostras que nos estão a fazer chegar), o nosso compromisso está a ser cumprido na íntegra: realizar a despistagem da Covid-19 com segurança, qualidade, fornecendo resultados no espaço de 24 horas, a custos controlados e respondendo às solicitações da autoridade de saúde» assevera Amílcar Falcão, reitor da UC.
Funciona no laboratório UpCells, no antigo edifício da Faculdade de Medicina (Pólo I) e tem dado resposta em 24 horas a todos os pedidos remetidos até ao momento pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). «Temos feito tudo o que está ao nosso alcance para contribuir para o esforço nacional no combate à pandemia que conduziu o país ao estado de emergência», afirma o reitor. O trabalho no Laboratório de Análises Clínicas da UC tem sido desenvolvido por nove equipas de voluntários (cerca de 80 pessoas), que envolvem professores, investigadores, alunos e demais colaboradores da Universidade, dos seus centros de investigação na área biomédica, como o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), a que se juntam profissionais do CHUC e do Instituto Português do Sangue e Transplantação.
Para reforço destas equipas que realizam os testes de diagnóstico, o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra continua a recrutar voluntários que possuam competências técnicas laboratoriais para a manipulação de amostras biológicas humanas em instalações de alta segurança (BSL3) e com treino em metodologias analíticas com destaque para o RT-PCR (do inglês Reverse transcription - polymerase chain reaction). Os eventuais interessados deverão preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/ forms/d/1OstCCwUYcRvAkGgV4M-nMcqYeOrmX rSQk7L5StPgTlw/edit.
A Universidade de Coimbra junta, assim, o seu Laboratório de Análises Clínicas ao esforço comum desenvolvido por vários parceiros, liderado pela ARS Centro, contando ainda com o apoio do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Instituto Português do Sangue e Transplantação e Câmara Municipal de Coimbra. Esta é mais uma iniciativa integrada na plataforma “UC Against Covid-19” que agrega todos os projectos e acções da Academia de Coimbra contra a pandemia.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu