Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Santa Casa confirma 20 casos positivos na UCC


Terça, 14 de Abril de 2020

Ricardo Busano

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tábua confirmou ao Diário de Coimbra a existência de 20 casos positivos de Covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da instituição, entre os quais «11 utentes, cinco funcionários e quatro enfermeiros». Perante a situação alarmante, e em consonância com Câmara Municipal e outras entidades ligadas à saúde, «foram ontem efectuados 100 testes», oferecidos pela autarquia de Tábua, que aguardam agora resultado laboratorial.
«Com esta centena de testes conseguimos fazer a cobertura total da Unidade de Cuidados Continuados em termos de despistagem», afirma Joaquim Ferreira Marques. «Estamos a falar num universo de 140 a 150 pessoas», diz. Apreensivo e alarmado com a situação, o responsável pede ajuda à população, na tentativa de dotar os profissionais de saúde que se encontram a cuidar dos «84 utentes» que a instituição alberga de «mais máscaras, luvas, aventais, batas e outro material necessário» ao combate a esta pandemia.
«Estou a sofrer muito com tudo isto. Neste momento não sei mais quantos casos darão positivo e de um momento para o outro fiquei sem enfermeiros em quantidade para cuidar dos utentes», sublinha o provedor da Santa Casa, questionando de seguida: «Quem quer agora ir trabalhar para a UCC de Tábua?». «É urgente que se saiba o mais rápido possível o resultado dos últimos testes de forma a que se possa travar a propagação», vinca.

Município atento
Joaquim Ferreira Marques refere que «os funcionários que acusaram positivo foram para as suas residências», enquanto os utentes infectados «permanecem isolados numa ala e os internados nos cuidados continuados noutra ala», uma vez que a «unidade é grande e dispõe de três pisos».
A confirmação, na quarta-
-feira passada, do primeiro utente com Covid-19, que se encontrava internado na UCC da Santa Casa, levou os responsáveis a desencadear procedimentos de emergência, testando num curto espaço de tempo todos os funcionários e utentes ligados à UCC. «Após o primeiro caso mais 12 pessoas testaram positivo, no sábado foram realizados mais 50 testes e ontem mais 100», diz Mário Loureiro.
O aumento exponencial do número de infectados com Covid-19 em Tábua deixa o presidente da Câmara Municipal preocupado mas atento à situação. «Estamos a acompanhar de perto, a fornecer material e a trabalhar em conjunto com a Santa Casa, ARS do Centro, ACES, Centro de Saúde, INEM, Protecção Civil e outras entidades», sublinha o autarca.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu