Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

GNR já fez várias descontaminações na região


Terça, 14 de Abril de 2020

A Guarda Nacional Republicana de Viseu tem colaborado com as autarquias da região na desinfecção de vários espaços, nomeadamente lares, onde surgiram casos de infecção com Covid-19.
Durante o dia de ontem, os militares da GNR da Unidade Emergência Protecção e Socorro (UEPS) procederam à descontaminação do Lar de São José, em Santiago de Cassurrães, no concelho de Mangualde, com cerca de cinco elementos. O lar é, de acordo com dados da Câmara de Mangualde, o principal foco de infecção no concelho, com quase meia centena de infectados, entre utentes e colaboradores.
Contudo, esta equipa já esteve no concelho de Castro Daire, em vários locais do concelho, como informou ao Diário de Viseu o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Viseu, o tenente-coronel Adriano Resende. “ A Unidade Emergência Protecção e Socorro (UEPS) trata do que diz respeito a agentes biológicos, químicos, nucleares e radiológicos. No distrito de Viseu já fizemos descontaminação no Lar de S. Joaninho, nas várias casas da Santa Casa da Misericórdia, duas vezes na Associação Etnográfica da localidade de Mezio, tudo em Castro Daire. Agora estamos em Mangualde”, informa.
Contudo, o trabalho dos militares já teve impacto noutros concelhos. “O núcleo de Viseu também já esteve em Aveiro, num lar em Ílhavo, em Sever do Vouga e na Unidade de Saúde Familiar de Ovar”, acrescenta.
A nível nacional, de acordo com dados da GNR, o núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) procedeu à descontaminação, desde o início da pandemia, de mais de 1000 ambulâncias e de 30 instalações. Trata-se de uma estrutura que integra cerca de 60 militares, altamente especializados em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos). No âmbito da intervenção em instalações, este núcleo especial tem vindo a ser accionado diariamente, designadamente para a descontaminação de estabelecimentos hospitalares, IPSS, lares de idosos, creches, centros de dia, e outro tipo de infra-estruturas, incluindo instalações e viaturas da própria Guarda. “Adicionalmente, destaca-se o empenho dos seus militares para garantir o funcionamento ininterrupto, o cuidado rigoroso e atenção redobrada que merecem, em Lisboa e no Porto, duas linhas de descontaminação exclusivas para ambulâncias e viaturas médicas de emergência e reanimação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros, oriundas de todo o país, registando-se uma descontaminação média diária de 50 viaturas”, informa a GNR.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu