Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Santuário Senhora da Lapa transmite consagração


Terça, 14 de Abril de 2020

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, no concelho de Sernancelhe, “vai invocar a protecção maternal da Mãe de Deus, de forma muito especial para todos os povos de língua portuguesa e, mais concretamente, para as comunidades onde o culto secular à Senhora da Lapa continua presente”.
A iniciativa acontece amanhã, pelas 16h00, neste momento que é marcado pela pandemia provocada pela Covid-19.
O Santuário convida portanto os devotos da Senhora da Lapa, espalhados pelos quatro cantos do mundo, a associarem-se a este momento de consagração e a acompanharem, através da sua página do Facebook https://www.facebook.com/santuariodalapa/, este momento em que simbolicamente se evoca a fé mundial em Nossa Senhora da Lapa e se realiza também uma oração à escala planetária.
De acordo com o Santuário da Lapa, que tem por tradição celebrar a Páscoa e a Semana Santa, “na impossibilidade de nos reunirmos fisicamente no Santuário-mãe, esta é uma forma de demonstrar a dedicação de Nossa Senhora da Lapa às causas do mundo”, afirma.
Esta é também uma forma de chegar a todos os que sofrem. “Atendendo à dimensão mundial do culto a Nossa Senhora da Lapa, e no momento em que todos os povos enfrentam a pandemia da covid-19, o Santuário da Lapa assume esta iniciativa como sendo uma forma de chegar aos que mais sofrem nesta hora e de nos lembrarmos de todos quantos contribuem para o alívio do seu sofrimento”, explica a autarquia na sua página oficial.
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um dos mais antigos em Portugal, tem 520 anos e causa deslumbramento pela sua monumentalidade no planalto da Serra da Lapa a quase mil metros de altitude. A história da Lapa começa em 1493 com o aparecimento da imagem de Nossa Senhora debaixo de uma lapa, trazida para aquele local por religiosos que fugiam ao general mouro Al Mansor. A gruta onde a imagem foi descoberta possui uma pedra muito estreia por onde reza a tradição que todos passam, excepto quem tiver pecado grave.
A lenda tomou proporções nacionais e, sem demoras, surgiram as primeiras construções naquele local.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu