Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19/Peniche: Urgência reabriu após período de quarentena


Domingo, 12 de Abril de 2020

A urgência básica de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) reabriu ontem,sábado, às 08h00, por decisão das autoridades locais de saúde, depois de a equipa cumprir 14 dias de quarentena, anunciado a instituição. “Informa-se a população que o serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche irá reabrir, uma vez que cessará nessa data o período de quarentena, não se tendo confirmado o contágio da maior parte dos profissionais", referia um comunicado do CHO enviado à agência Lusa, na quinta-feira.
O CHO esclareceu que a urgência de Peniche, no distrito de Leiria, “não reúne condições para atendimento de doentes com suspeita de infecção por Covid-19”, pela “limitação das instalações físicas”, que impedem ter áreas diferentes de atendimento para casos suspeitos de doente Covid-19 de doentes com outras patologias.
Os doentes com sintomas de Covid-19 deverão contactar primeiro a Linha SNS24 (808 24 24 24) e, consoante a avaliação médica que obtiverem, dirigirem-se aos centros de saúde da região ou às urgências de Caldas da Rainha e Torres Vedras.
As autoridades locais de saúde pública determinaram o encerramento da urgência em 27 de Março, em virtude de toda a equipa - 19 enfermeiros, três médicos e 10 auxiliares - ter ficado de quarentena no âmbito da pandemia da Covid-19. A administradora explicou, na ocasião, que “um doente que foi sujeito ao teste à Covid-19 no Hospital de Santa Maria, e deu negativo, foi transferido para Peniche, onde voltou a ser submetido ao teste e acusou positivo, tendo sido transferido para Caldas da Rainha, onde esteve internado”.
Na urgência de Peniche, entre os profissionais de saúde, “uns tiveram contacto com o doente e outros com o enfermeiro” infectados, explicou Elsa Baião. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu