Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Reportagem/Leiria: “Tradição” e aposta em “processo natural” são o ‘segredo’ de um pão de qualidade


texto: Cristiana Alves / foto: Luís Filipe Coito Segunda, 13 de Abril de 2020

Pertencem ao leque de profissionais que não podem parar e, em plena pandemia de Covid-19, são ‘obrigados’ a sair de casa para trabalhar. Falamos dos padeiros e dos pasteleiros que, por estes dias, não têm mãos a medir com a produção de pão, broa, bolos e, claro, o famoso folar de Páscoa.
O Diário de Leiria foi até à Real Padaria, na cidade do Lis, e esteve à conversa com o padeiro Luís Ferreira para descobrir qual o segredo de um pão de qualidade.
“Nós trabalhamos o pão de uma forma natural, com uma fermentação praticamente natural. Depois de amassarmos a massa, deixamo-la 24 horas a descansar e a levedar. É isso que torna o nosso pão diferente. Aqui todo o processo é natural, como se fazia antigamente. Essa é a diferença”, explica o padeiro da Real Padaria.
Pão 100% espelta, merendeiras, ‘pão com coisas’, piriris e pão de forma de sementes, de espelta e de mistura são algumas das variedades de pão produzidas e comercializadas na Real Padaria, propriedade de Vasco Noronha.
“O pão tradicional, confeccionado através de uma mistura de trigo e centeio, o pão 100% espelta e o pão integral com sementes são os que têm maior saída diariamente. Temos igualmente pão de aveia e outras variedades, mas aqueles três são realmente os preferidos dos nossos clientes”, refere o padeiro Luís Ferreira.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu