Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Batalha disponibiliza computadores a alunos para facilitar ensino à distância


Segunda, 13 de Abril de 2020

A Câmara Municipal da Batalha vai disponibilizar computadores e ligação à Internet para que alunos do concelho sem acesso a essas ferramentas possam acompanhar o ensino à distância, num investimento de 30 mil euros, anunciou no sábado a autarquia, em comunicado.
Segundo a nota enviada à agência Lusa, são 90 os aparelhos com acesso à Internet adquiridos pelo município destinados a alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha.
Para o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, este apoio permite “assegurar que todos os alunos têm acesso a ferramentas que mitiguem os efeitos perversos da pandemia”, nomeadamente no que diz respeito ao “previsível aumento das desigualdades em contexto escolar”.
A autarquia informa que, na sequência de um levantamento feito, há 82 crianças e jovens sem computador ou ‘tablet’ com acesso à Internet.
Os dados recolhidos permitiram também detectar que existem ainda alunos que, tendo em casa esses dispositivos, têm de os partilhar com irmãos ou outros familiares em tele-trabalho.
Tendo em conta esses elementos, o ‘Programa para o ensino à distância nas escolas do município da Batalha - NET ESCOLA’ prevê a possibilidade de encarregados de educação adquirirem, “a preços acessíveis”, um “pacote tecnológico” que inclui computador, ‘tablet’ e ligação à Internet.
Segundo o documento divulgado pela autarquia, a medida permite “ao agregado familiar com filhos em idade escolar adaptar-se ao desafio do ensino/trabalho à distância no concelho da Batalha”. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu