Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

GNR reforça fiscalização em Castro Daire


Segunda, 13 de Abril de 2020

Nos últimos dias, o número de infectados com Covid-19 no concelho de Castro Daire aumentou consideravelmente e registaram-se as primeiras mortes, três no total. Face a esta cenário foi reforçada a fiscalização da circulação no concelho e foram desinfectados lares, devido ao número de casos de infecção pelo novo coronavírus. “A avaliação que foi feita, quer pela autoridade de saúde, quer pelas forças de segurança em Castro Daire, foi que seria necessária uma intervenção nos lares onde se verificavam situações de infecção, e o reforço dos mecanismos de fiscalização”, afirmou Eduardo Cabrita em declarações à RTP, como avança a Lusa. Segundo o ministro, após uma conversa que teve com o presidente da câmara, foi decidido redobrar a atenção à limitação da circulação de pessoas com a fiscalização a cargo da GNR.
Antes de ser tomada esta decisão, esteve a ser equacionada a criação de um cordão sanitário. Na conferência de imprensa diária de acompanhamento da pandemia da Covid-19, Graça Freitas comunicou que a autoridade de saúde e o município concordaram que, neste momento, não havia necessidade de estabelecer um cordão sanitário no município.
“Do acordo entre a autoridade de saúde que promoveu a avaliação do risco e a autarquia, chegou-se à conclusão de que em Castro Daire o que era necessário de facto era reforçar junto da população a necessidade de manter o distanciamento social e reforçar também a necessidade de manter encerrados determinados estabelecimentos”, adiantou.
A possibilidade tinha sido avançada pela própria directora-geral da Saúde, que durante a conferência de imprensa de quinta-feira afirmou que o cordão sanitário ao município de Castro Daire estava a ser “equacionado em articulação entre as autoridades de saúde, as autoridades municipais e o mecanismo de protecção civil”. Graça Freitas adiantou, no entanto, que a situação no concelho vai continuar a ser acompanhada pelas autoridades de saúde e pela autarquia.
O comportamento dos munícipes chegou ainda a ser repreendido, inclusive pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, já que se verificava um grande número de pessoas nas ruas, no final da semana.
De acordo com os últimos dados fornecidos pelo município, existiam 38 casos referentes ao Lar Esperança e Bem Estar de S. Joaninho; 37 na Santa Casa da Misericórdia; 34 no Lar São João de Deus; dois no Lar Padre Sebastião Vieira; um na Unidade de Cuidados Continuados; e os restantes no resto do concelho.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu