Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Telescola” arranca no dia 20 na RTP Memória


Domingo, 12 de Abril de 2020

Já é conhecido o horário da “Telescola”, que, a partir do próximo dia 20, vai chegar à casa dos alunos portugueses através do canal da RTP Memória. De segunda a sexta-feira, das 9 às 17.50 horas, serão disponibilizadas aulas, de 30 minutos, nas mais diversas disciplinas para os diferentes anos lectivos.
O Ministério da Educação di­vul­gou, no sábado, o espaço “#Es­tudoEmCasa”, que vai ocupar parte da grelha de pro­gra­ma­ção da RTP Memória duran­te o terceiro período, com aulas para o 1.º e 2.º ciclos de manhã e para o 3.º Ciclo de tarde.
As aulas destinadas aos alunos do 1.º ao 9.º anos de escolaridade arrancam no próximo dia 20, após o início do terceiro período, agendado para terça-feira e que marca o regresso de cerca de dois milhões de alunos ao ensino à distância. À excepção das aulas de educação artística, que se destinam a todos os alunos, a grelha está organizada por escolaridade e a parte da manhã está reservada às aulas do 1.º ao 6.º anos, enquanto os conteúdos para os alunos do 7.º ao 9.º anos são transmitidos à tarde.
Os diferentes anos são agrupados em grupos de dois e, por isso, os alunos do 1.º ano vão partilhar a matéria com os alunos do 2.º ano, à semelhança dos alunos dos 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º anos e 7.º e 8.º anos, sendo a excepção as aulas do 9.º ano.
A programação vai incluir disciplinas como Educação Física, Literatura, Alemão, Francês e Espanhol até 30 minutos diários de iniciação ao Português para falantes não-nativos. Já os alunos do 1.º Ciclo vão ter 30 minutos semanais de leitura e para os 5.º e 6.º anos vai haver “oficina de escrita”.
A cidadania é transversal a todos os anos de escolaridade e vai ser abordada no contexto de várias disciplinas, como Estudo do Meio, História, Geografia ou Ciências Naturais. Em comunicado, o Ministério da Educação explica que a emissão do “#EstudoEmCasa” na RTP Memória vai permitir alcançar a generalidade dos alunos, ultrapassando alguns dos constrangimentos no acesso ao ensino que têm sido denunciadas por pais, professores e directores escolares ao longo das ultimas semanas.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu