Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

FPF e AFC cancelam provas seniores


Quinta, 09 de Abril de 2020

Os campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal masculino e feminino da época 2019/2020 foram ontem cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à pandemia de Covid-19. «A FPF entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança», lê-
-se no comunicado do organismo, que anunciou «dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas».
Este cancelamento ocorre depois de os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação terem tido o mesmo desfecho, numa decisão tomada em 27 de Março.
A FPF recorda que «vigora em Portugal o estado de emergência, pelo menos, até ao dia 17 de Abril, sendo possível a sua prorrogação» e que «estas circunstâncias impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva».
«A FPF analisará e comunicará com a maior brevidade possível de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino. A FPF continuará a estudar com as associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições nacionais não profissionais na época 2020/2021», remata.
A medida federativa não se aplica à final da Taça de Portugal, enquanto I e II Liga continuam suspensas.

Distritais também terminam
No que toca às provas seniores da Associação de Futebol de Coimbra (Divisão de Honra de futebol e futsal e 1.ª Divisão de futebol) também estas serão canceladas, conforme admitiu Horácio Antunes ao Diário de Coimbra. «Perante a decisão da FPF que saiu desta reunião, as associações irão tomar a decisão de dar por terminados todos os campeonatos distritais de seniores. Estou a dar conhecimento a todos os membros da Direcção da AFC e posteriormente iremos sentar-nos à mesa para tomar oficialmente a decisão», revelou o presidente da AFC.
Segundo apurámos, em bre­ve haverá nova reunião entre FPF e associações distritais pa­ra definir se haverá subidas dos distritais aos nacionais.

Futebol
Campeonato de Portugal
Condeixa e Ol. Hospital
Liga Revelação
Académica
Liga Feminina
Cadima
2.ª Divisão feminina
Condeixa e Lordemão
Futsal
2.ª Divisão
S. João, Chelo, CRI Alhadense e Domus Nostra
Nacional feminino
Venda da Luísa
Taça Nacional feminina
Académica e NS Condeixa




Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu