Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Jogadores do Tondela querem regresso mas só com condições


Quarta, 08 de Abril de 2020

Os jogadores do Tondela manifestaram à agência Lusa vontade de voltarem aos treinos e à I Liga portuguesa de futebol, “mas só se houver condições”, mantendo-se, até lá, em casa a fazer treinos específicos, devido à Covid-19.
“Quero regressar aos treinos e ao futebol, mas desde que existam condições para que tal aconteça. Mais importante do que qualquer coisa é mesmo a saúde. Vou cumprir com a obrigação de ficar em casa e depois veremos a evolução de tudo isto”, contou Filipe Ferreira.
O defesa do Tondela contou que enquanto os treinos em equipa não chegam, por causa da pandemia da covid-19, vai treinando sozinho ou na companhia do pai, José Carlos, também antigo jogador e defesa direito em clubes como o Belenenses, Vitória de Guimarães e Benfica.
“Felizmente tenho imenso espaço na zona onde moro e às vezes vou com o meu pai, que além de ter sido jogador também tirou o curso de treinador e sempre dá para fazer um trabalho mais parecido com o treino normal”, adiantou.
Filipe Ferreira explicou que além dos dois treinos diários, em casa, “a única coisa que mudou” foi o regime alimentar, uma vez que está a “evitar as gorduras como bolachas, sobremesas e outros doces” e reduziu também o consumo de hidratos de carbono.
Hábitos alimentares que o guarda-redes Diogo Silva tem no dia a dia, apesar de agora “estarem a ser redobrados, uma vez que não há uma preparação física tão intensa”, apesar de dizer que está a “seguir o plano de treino” que o clube lhe passou.
“Têm sido uma mais-valia na ajuda destes trabalhos feitos em casa. De manhã faço ‘cárdio’ nas escadas da minha casa a subir e a descer depois de seguida um trabalho de reforço muscular com vários exercícios e, à tarde, como tenho quintal dá para fazer algum trabalho técnico com bola e com a ajuda da família”, contou.
Diogo Silva corrobora a vontade de Filipe Ferreira, de voltar aos treinos em equipa e ao futebol, “mas desde que existam condições para que isso aconteça”, apesar de ainda não ter entrado em campo ao serviço do Tondela, uma vez que Cláudio Ramos assume o comando da baliza ‘auriverde’ há 98 jornadas consecutivas.
Também com o mesmo desejo está Jota, ainda por se estrear na equipa principal do Tondela, uma vez que vem da formação do clube e, até à suspensão do campeonato, na véspera da 25.ª jornada, ainda não tinha sido escolhido por Natxo González para entrar em campo, mas não abdica de se manter em forma.
“Os treinos variam de dia para dia, mas de manhã costumo basear-me num treino mais forte de cerca de uma hora e, à tarde, bicicleta seguida de exercícios de técnica com bola. Acabo o meu treino da tarde com exercícios de core. Todo este trabalho é feito em casa, com tudo o que consigo arranjar aqui por casa”, explicou.
Jota assumiu que “pouco ou nada” mudou os seus hábitos e, por isso, continuar a deitar-se cedo, “comer a horas e a fazer as mesmas refeições que fazia”, afinal, o defesa ‘auriverde’ defende que “é uma questão de força de vontade e de não se desleixar”.
Esta linha defensiva do Tondela, que em comum tem a vontade de voltar a trabalhar em equipa, também mostram sintonia no conselho que deixam aos adeptos, ou seja, “a importância de toda a gente se manter em casa” a seguirem o conselho da Direcção-Geral da Saúde (DGS), “procurando sempre estratégias para manterem o corpo e mente sãos”.
“Aproveitem isto para tornar o vosso psicológico ainda mais forte e não se dêem por vencidos na primeira batalha, porque a guerra pode ser longa”, acrescentou Jota.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu