Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Estabelecimentos de ensino podem receber utentes de lares


José Fonseca Quarta, 08 de Abril de 2020

As escolas Aquilino Ribeiro, Arnaldo Malho e Rolando de Oliveira e o Colégio da Via Sacra poderão acolher seniores oriundos das IPSS do concelho em contexto de crise de contágio. A medida foi avançada pelo presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, numa carta enviada aos membros da Assembleia Municipal.
Na missiva, que tem como objectivo manter todos actualizados sobre o trabalho desenvolvido pelo Município, numa altura em que não se sabe quando se realizará a próxima sessão, o autarca recorda que também já foi instalado um hospital de campanha no Pavilhão do Fontelo.
No mesmo sentido, estamos a acompanhar a Segurança Social no levantamento das unidades hoteleiras que podem vir a acolher pessoas em situação de isolamento obrigatório, distribuir, numa lógica supletiva e de complementaridade, equipamentos de protecção individual às IPSS que apresentam maiores carências económicas e de acesso e disponibilizar um conjunto de espaços onde os profissionais de saúde possam descansar, como a Pousada da Juventude, o Instituto Piaget, o Convento de Santa Beatriz ou o Instituto Politécnico de Viseu, num total de mais de 40 quartos”, garante Almeida Henriques.

2.661 seniores com apoio
Na carta, o autarca refere ainda que espera que o concelho de Viseu seja, em breve, contemplado com a operação nacional de testes de despiste de covid-19 que está a ser realizada nos lares, lembrando que, em Viseu, de um total de 2.661 seniores com apoio social, 1.471 vivem de forma institucionalizada.
“Este combate que enfrentamos vai ser longo e exigente. Requer disciplina e cooperação. Constato, porém, com agrado e esperança, que todos os actores concelhios têm demonstrado elevado sentido de responsabilidade e solidariedade e espírito de entreajuda nesta espinhosa missão”, finaliza.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu