Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Área para avaliação de doentes com suspeita de covid-19 em funcionamento


Terça, 07 de Abril de 2020

O Município de Tondela criou uma área dedicada à avaliação de doentes com suspeita de covid-19, que serve os concelhos de Tondela, Carregal do Sal e Santa Comba Dão.
Esta valência está a funcionar desde ontem no Pavilhão E da Escola Secundária de Tondela.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, o Pavilhão E da Escola Secundária de Tondela sofreu obras pontuais. “Da nossa parte foi tudo acautelado, com a celeridade que esta situação de emergência exigiu. Esta valência, que irá dar resposta aos nossos munícipes, servirá ainda dois concelhos vizinhos”, sublinhou.
O pavilhão vai acolher utentes, só depois destes telefonarem para as suas unidades de saúde ou Linha Saúde 24 e se forem validados os casos como suspeitas de covid-19. 
O pavilhão virá a sofrer outras obras de requalificação, quando avançar a segunda fase da intervenção prevista nesta escola, depois de já terem sido recuperados, nos últimos tempos, quatro desses blocos.
A autarquia acrescenta que “se, entretanto, o espaço voltar a ser usado, este ano lectivo, depois da instalação temporária desta valência, será devidamente higienizado”.
O Pavilhão Desportivo Municipal, no âmbito do Plano Municipal de Emergência, poderá ser a base de um hospital de campanha ou de quartel de unidade de socorro, enquanto que o Pavilhão do CD T ondela está a funcionar como base logística de equipamentos de protecção individual.
José António Jesus informou ainda que foram disponibilizadas assistentes operacionais do Município de Tondela para apoio a funções de limpeza do espaço.
“Registo também a excelente colaboração da direcção do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro para a concretização desta solução, bem como das diferentes unidades e centros de saúde, e em particular do pessoal médico e de enfermagem que, assim, terá uma importante missão de apoio às nossas populações”, concluiu.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu