Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Área para avaliação de doentes com suspeita de covid-19 em funcionamento


terça, 07 abril 2020

O Município de Tondela criou uma área dedicada à avaliação de doentes com suspeita de covid-19, que serve os concelhos de Tondela, Carregal do Sal e Santa Comba Dão.
Esta valência está a funcionar desde ontem no Pavilhão E da Escola Secundária de Tondela.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, o Pavilhão E da Escola Secundária de Tondela sofreu obras pontuais. “Da nossa parte foi tudo acautelado, com a celeridade que esta situação de emergência exigiu. Esta valência, que irá dar resposta aos nossos munícipes, servirá ainda dois concelhos vizinhos”, sublinhou.
O pavilhão vai acolher utentes, só depois destes telefonarem para as suas unidades de saúde ou Linha Saúde 24 e se forem validados os casos como suspeitas de covid-19. 
O pavilhão virá a sofrer outras obras de requalificação, quando avançar a segunda fase da intervenção prevista nesta escola, depois de já terem sido recuperados, nos últimos tempos, quatro desses blocos.
A autarquia acrescenta que “se, entretanto, o espaço voltar a ser usado, este ano lectivo, depois da instalação temporária desta valência, será devidamente higienizado”.
O Pavilhão Desportivo Municipal, no âmbito do Plano Municipal de Emergência, poderá ser a base de um hospital de campanha ou de quartel de unidade de socorro, enquanto que o Pavilhão do CD T ondela está a funcionar como base logística de equipamentos de protecção individual.
José António Jesus informou ainda que foram disponibilizadas assistentes operacionais do Município de Tondela para apoio a funções de limpeza do espaço.
“Registo também a excelente colaboração da direcção do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro para a concretização desta solução, bem como das diferentes unidades e centros de saúde, e em particular do pessoal médico e de enfermagem que, assim, terá uma importante missão de apoio às nossas populações”, concluiu.