Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Mais três mortes de seniores infectados faz aumentar os óbitos para oito


Legenda: José Ruivo reforça preocupação quanto ao Lar da Cumieira (Orlando Cardoso/texto/Foto/Arquivo Terça, 07 de Abril de 2020

O concelho de Pombal registou ontem a ocorrência de mais três mortes por Covid-19, aumentando o número de óbitos para oito. Também os casos confirmados com infecção cresceram para 42, enquanto as situações em vigilância activa totalizavam 46, segundo os dados divulgados pela Autoridade de Saúde Pública.
José Ruivo, delegado de Saúde de Pombal, disse ao início da tarde de ontem, em declarações ao nosso jornal, que os novos falecimentos se referem a seniores que se encontravam hospitalizados e já diagnosticados com a doença.
Tratam-se de dois homens, de 80 e 72 anos, internados em Coimbra, e que sofriam de doen­ça renal, um deles a necessitar de tratamento de hemodiálise. Ambos tinham como residência a freguesia de Pombal, um deles era utente de uma residência sénior.
A terceira vítima é uma mulher de 79 anos, residente da freguesia de Meirinhas, e que estava hospitalizada no Hospital de Santo André, em Leiria. A doente terá ficado contaminada após ter recebido a visita de um filho emigrante. O marido está, igualmente, infectado e em vigilância no seu domicílio.
Por outro lado, segundo uma nota informativa da Autoridade de Saúde Pública de Pombal sobre a situação epidemiológica no concelho, às 10h00 de ontem, havia o registo de 50 casos confirmados (incluindo sete óbitos, já que o oitavo foi conhecido depois dessa hora). Os casos são reportados às freguesias de Pombal (37, incluindo cinco óbitos), Almagreira (dois), Vila Cã (um), Meirinhas (dois, incluindo um óbito), Carnide (um), Carriço (dois, incluindo um óbito) e Ilha (cinco).
José Ruivo explicou que existe um aumento de três casos confirmados, comparativamente a sexta-feira, sendo dois deles duas funcionárias do lar da Cumieira, cujo teste de diagnóstico deu resultado positivo. O terceiro caso é também da mesma freguesia de Pombal. Todos os três casos estão em quarentena nas suas residências.
O delegado de Saúde refere que a situação no lar da Cumieira, onde já faleceram quatro utentes e estão os restantes 17 infectados, “continua a ser uma preocupação”, mas revela que a visita regular de um médico e a permanência de um enfermeiro, em regime de voluntariado, tem permitido dar assistência e a acudir a eventuais episódios graves. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu