Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Centro de surf, escuteiros e hotéis da Nazaré acolhem funcionários e munícipes


Legenda: CARsurf é um dos espaços que disponibiliza alojamento no concelho da Nazaré (Foto: Município da Nazaré) Terça, 07 de Abril de 2020

O Centro de Alto de Rendimento de Surf (CARsurf), escuteiros e unidades hoteleiras da Nazaré estão a disponibilizar alojamento para funcionários do município, forças de segurança e munícipes que necessitem de isolamento devido à pandemia da Covid-19.
Os escuteiros do Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, e três unidades hoteleiras da vila “disponibilizaram-se para o alojamento de emergência das forças de segurança e o acolhimento gratuito de pessoas que necessitem”, divulgou a Câmara num comunicado.
A colaboração das unidades hoteleiras para o combate à pandemia da Covid-19 representa “um total de 188 camas disponíveis para o acolhimento de munícipes que necessitem de ficar em regime de isolamento ou quarentena devido ao novo coronavírus”, explicou a autarquia.
Já a colaboração dos escuteiros do Valado, uma das freguesias daquele concelho, é direccionada para o alojamento das forças de segurança.
O Centro de Alto de Rendimento de Surf da Nazaré – CARsurf disponibiliza alojamento, num total de 25 camas, a funcionários do município que estejam recrutados para prestar serviços essenciais ao concelho, tais como a Protecção Civil, serviço de águas e recolha de resíduos sólidos, entre outros.
A medida insere-se num conjunto de acções implementadas pelos serviços do município que garante também “toda a logística alimentar para 250 pessoas”.
No âmbito do Plano Operacional Municipal, em vigor desde o dia 23 de Março, a Câmara da Nazaré tinha já disponibilizado ao Centro Hospitalar do Oeste (que integra os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras) um contentor equipado com balneário destinado às equipas médicas ao serviço do combate à pandemia.
A autarquia atribuiu igualmente um apoio de 50 mil euros ao Hospital de Leiria para a aquisição de equipamentos médicos, bem como dois contentores com chuveiros.
A Nazaré dispõe desde essa data de Áreas Dedicadas para Avaliação e Tratamento de Doentes Covid-19 e no quartel dos bombeiros foi instalado um Centro de Operações Integrado.
A Biblioteca Municipal acolhe a base de apoio logístico do município com equipamentos de protecção individual e roupas de cama para distribuir pelos agentes de Protecção Civil, funcionários municipais e outras entidades, a que se juntam “50 camas e 210 colchões para disponibilizar numa situação de emergência”, acrescenta o comunicado de imprensa.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu