Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
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Adriano Callé Lucas

103 milhões para modernizar linha entre Mangualde e Celorico


segunda, 06 abril 2020

Com um investimento associado previsto de 103 milhões de euros, esta obra integra o Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020.
No âmbito da empreitada será realizada a requalificação integral do troço entre Mangualde e Celorico da Beira, com cerca de 34 quilómetros de extensão, sobre o canal actual da Linha da Beira Alta. Serão executados trabalhos de substituição integral da superestrutura de via e alteração do layout das estações de Gouveia e Fornos de Algodres por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e optimização das condições de exploração.
Em complemento estão igualmente previstos trabalhos de reabilitação dos sistemas drenagem, construção de obras de arte correntes - passagens superiores e inferiores e as devidas adaptações nas instalações fixas de tração eléctrica e a construção de infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações; RCT+TP.
 
Modernizar a linha
A Infraestruturas de Portugal tem atualmente cinco empreitadas para a Modernização da Linha da Beira Alta a concurso ou em fase de contratação, representando no seu conjunto um valor global de investimento estimado superior a 430 milhões de euros:
- Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão (34 quilómetros de extensão) / Construção da Concordância da Mealhada (Ligação, com 3,2 quilómetros, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta) – 80 milhões de euros
- Troço Cerdeira – Vilar Formoso (25 quilómetros de extensão) – 50 milhões
- Troço Celorico da Beira – Guarda (46 quilómetros de extensão) – 90,4 milhões.
- Troço Santa Comba Dão – Mangualde (40 quilómetros de extensão) – 112,2 milhões
- Troço Mangualde – Celorico da Beira (40 quilómetros de extensão) – 103 milhões
Já no terreno, está a ser desenvolvida a intervenção de modernização do troço entre Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, num investimento de 8,7 milhões de euros.
Este conjunto são importantes na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha. A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. 
A “Empreitada Mangualde – Celorico da Beira integra a Acção 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF.

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