Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

“Sem sair de casa eu apoio produção e comércio local”


domingo, 05 abril 2020

Num tempo de isolamento e, sem sair de casa, é possível apoiar os produtores e comerciantes, em Coimbra. Como? A CoimbraMaisFuturo acabou de lançar uma plataforma que é, exactamente isso, um ponto de encontro virtual do comércio e produtores locais com os consumidores.
“Sem sair de casa eu apoio a produção e o comércio local” é o nome da plataforma, um projecto que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), e que funciona numa página de internet (https://coimbramaisfuturo.wixsite.com/semsairdecasa), na qual os agricultores e comerciantes locais podem registar, através de um formulário, os produtos que têm disponíveis para os consumidores do concelho de Coimbra e que estes podem encomendar.
No fundo, a plataforma dispõe de uma listagem de entidades que produzem e/ou comercializam produtos da mais diversa natureza (com destaque para os agroalimentares) e, depois, as compras podem ser efectuadas com opção de encomenda antecipada e, na sua maioria, com opção de entrega ao domicílio.
«A CoimbraMaisFuturo assegura um trabalho de rectaguarda de forma a recolher e confirmar a informação dos produtores e comerciantes locais e a organizar e tornar pública aquela informação que se configura como mais relevante e essencial para quem quer comprar», garante aquela entidade, em comunicado à imprensa, esclarecendo que a listagem que estará ao dispor - «num formato simplificado e de utilização intuitiva» - permitirá identificar quem produz ou vende cada produto, se é possível a entrega ao domicílio e em que dias, ou se há um local específico para recolha de encomendas, assim como o modo de pagamento.
«No momento do lançamento da plataforma “Sem sair de casa eu apoio a produção e o comércio local”, a lista de agricultores/comerciantes integrava cerca de duas dezenas de entidades e estabelecimentos com oferta de produtos agroalimentares diversos (hortícolas, fruta, carne, peixe e outros), esclarece a CoimbraMaisFuturo, adiantando que há também «um sapateiro» ao serviço dos consumidores.
O registo e a consulta da plataforma são gratuitos e de acesso universal, confirma a CoimbraMaisFuturo, servindo o projecto apenas para divulgação e não fins comerciais.