Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Não é a União Europeia que falha. É o europeísmo dos líderes europeus”


Sexta, 03 de Abril de 2020

«As instituições europeias não estão a falhar. A solidariedade entre os governos europeus é que está a falhar» no combate à pandemia do novo coronavírus. Um vídeo com estas e outras declarações, proferidas há dias no Parlamento Europeu por Esteban González Pons, eurodeputado espanhol e vice-presidente do Grupo Popular Europeu, está tornar-se viral em toda a Europa.
Nele, Esteban González Pons questiona a forma como o combate à pandemia de Covid-19 está a ser feito pelos Estados-Membros da União Europeia, em especial depois das polémicas declarações do ministro das Finanças holandês, Wopke Hoekstra – consideradas «repugnantes» pelo primeiro-ministro português, António Costa – pedindo que Espanha seja investigada por não ter capacidade orçamental para fazer face à pandemia.
«Não falha a União Europeia. Falha o europeísmo dos líderes europeus», afirma o eurodeputado espanhol, criticando o facto de, ao contrário da Organização Mundial de Saúde (OMS), que está a tratar o novo coronavírus como «uma pandemia, uma doença contagiosa de alcance planetário», os governos europeus estarem a encarar esta crise «como se fossem 27 infecções nacionais». «Diante de um único problema, os Estados-Membros europeus deram 27 respostas diferentes, mais de 50, se tivermos em conta as regiões com poderes em Saúde», critica González Pons. «Como se o vírus parasse em cada fronteira», acrescenta.
«Em Itália, em Espanha e em França muitos estão a perguntar. “Onde está a Europa?”», refere, num discurso de mais de quatro minutos, no qual recorda que, apesar de o vírus estar hoje «a explodir» nestes países, «ninguém sabe como evoluirá amanhã». «Não sabemos se vai ser igual noutros países europeus e quando… Não sabemos se voltará no Outono e por onde. Não sabemos se irá despoletar em África, no Oriente ou na Rússia e que consequência terá nessa altura para todos nós. A verdade é que não sabemos o que nos irá acontecer», refere González Pons, adiantando que «a solidariedade que daremos é a que receberemos amanhã» e que «isso é que é sermos europeus».
O eurodeputado defende «uma Europa a falar o mesmo idioma», como a que «todas as noites, às oito horas, vai às varandas aplaudir os médicos e enfermeiros europeus», criticando, por isso, a «outra Europa», que «precisa de tradutores e é incapaz de entender-se». Daí que defenda que o Parlamento Europeu tem de trabalhar durante a crise como «uma “casa da esperança”», em especial quando, como acontece em Espanha, se está a viver «um inferno».
«No meu país, com menos de 50 milhões de habitantes tivemos mais mortos que a China que tem mais de mil milhões de habitantes. No meu país, mais de cinco mil médicos e enfermeiros, auxiliares e pessoal das ambulâncias contagiaram-se. No meu país os hospitais estão cheios. No meu país, os pacientes de coronavírus morrem sós. Sem um familiar que lhes feche os olhos. E são enterrados sós», refere, pedindo, por isso, «piedade e máscaras, dignidade e ventiladores, consolo e testes» para os médicos europeus, que são quem tem de lidar com esta pandemia.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu