Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Descontaminação faseada no lar de Torre de Vilela


sexta, 03 abril 2020

O lar da Obra Social de Torre de Vilela foi ontem alvo de trabalhos de desinfecção pela Protecção Civil, na sequência dos vários casos de Covid-19 confirmados na instituição e de uma vítima mortal pela doença já confirmada.
Os trabalhos de descontaminação das instalações do lar decorreram ao longo de toda a tarde e prosseguem no dia de hoje, uma vez que, segundo o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha, não houve condições para que a Protecção Civil executasse todo o trabalho no dia de ontem.
Parte dos utentes - 20, precisou Paulo Palrilha, - estavam ontem a serem retirados da instituição e instalados numa unidade hoteleira da cidade que a Câmara de Coimbra contratou precisamente para o caso de ser necessário evacuar alguma instituição. O lar, contudo, não será totalmente evacuado e, segundo o comandante dos Sapadores, três utentes permanecem na instituição em isolamento, tratando-se, segundo a mesma fonte, de casos confirmados da presença de Covid-19.
Durante toda a tarde de ontem, o primeiro andar do edifício do lar foi descontaminado e os trabalhos prosseguem hoje com a desinfecção do piso inferior. «Não houve condições, por parte da instituição, para tratar dos utentes ao nível da higiene, limpeza e alimentação, o lar não tinha efectivos suficientes», explicou Paulo Palrilha, justificando assim os dois dias de trabalhos de desinfecção do edifício.
Nas operações participaram os Bombeiros Sapadores de Coimbra, com seis elementos e uma viatura de transporte de matérias perigosas, e os Bombeiros Voluntários de Brasfemes, com oito operacionais. Um elemento responsável da direcção de saúde também presente no decorrer das operações que decorreram durante toda tarde.
Contactada a directora-técnica da instituição, Sandra Nabo, recusou-se a prestar esclarecimentos sobre o actual estado da instituição, onde já foram confirmados vários casos de Covid-19, um deles uma vítima mortal.
Recorde-se que o lar da Obra Social de Torre de Vilela é a segunda instituição particular de solidariedade social do concelho de Coimbra a ser alvo de uma acção de desinfecção na sequência da confirmação de vários casos de Covid-19. Esta quarta-feira também a Residência Sénior do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (CPBESA) foi desinfectada. Segundo o comandante dos Sapadores, ao dia de ontem não estava prevista mais nenhuma acção de descontaminação. 

Diários Associados