Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19/Pombal: Lar de Cumieira regista quarta morte e mais dois utentes infectados


texto: Orlando Cardoso / foto: DR/Arquivo Sexta, 03 de Abril de 2020

Agravou-se a situação no lar da Associação Sócio-Cultural Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas, na freguesia e concelho de Pombal, com o falecimento de um quarto utente, infectado com a Covid-19. Trata-se de Manuel de Jesus Leitão, de 82 anos, que apresentava outras patologias, mas que revelava um estado de saúde estável.
Por outro lado, dois dos três seniores que tinham sido retirados da instituição e alojados na Residência de Estudantes, da Câmara Municipal, deram positivo num segundo teste realizado. Os seniores iriam, desta forma, regressar às instalações do lar, para uma ala de isolamento.
Joaquim Silva, dirigente da associação referiu que o teste realizado ao terceiro utente “deu negativo, mas nós achamos que também estará infectado”, pelo que aguarda resultado da contra-análise. “Temos a totalidade dos utentes contaminados”, disse, adiantando que alguns dos mesmos deverão ter que ser hospitalizados, devido ao agravamento do seu estado de saúde.
Na instituição já morreu uma mulher de 76 anos e dois homens de 83 e 90 anos, juntando-se agora Manuel Leitão, de 82 anos, cujo funeral se realizou ontem no crematório de Taveiro, em Coimbra.
O presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Pedro Pimpão, reconhece que a situação “assume proporções mais gravosas”, sendo “já uma tragédia”. Afirma que “é preciso uma intervenção urgente e mais eficaz” por parte das diversas entidades, como Segurança Social, Autoridade de Saúde e Protecção Civil.
De acordo com a Autoridade de Saúde Pública de Pombal, o concelho contabilizava às 10h00 de ontem, 47 casos confirmados, que inclui cinco óbitos.
O maior número era reportado à freguesia de Pombal com 34 contaminados, incluindo quatro óbitos (registados no Lar de Cumieira).
Os restantes casos dizem respeito às freguesias de Almagreira (dois), Vila Cã (um), Meirinhas (dois), Carnide (um), Carriço (dois, com um óbito) e Ilha (cinco).
Estavam, ainda, 44 pessoas em vigilância activa, ou seja, com monitorização diária pela autoridade de saúde.
O óbito da freguesia do Carriço diz respeito a uma mulher de 94 anos , residente na localidade de Cabeço, cujo teste ‘post-mortem’ confirmou infecção com Covid-19. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu