Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Ministro destaca contributo dos municípios, do Ensino Superior e das empresas na resposta à pandemia


foto: DR Sexta, 03 de Abril de 2020

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou ontem o contributo dos municípios, instituições de Ensino Superior e empresas na resposta à crise de saúde pública, durante uma visita ao Centro de Testes e à Área Dedicada Covid-19 que está a funcionar no Estádio Municipal de Leiria.
Durante a visita, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, citado numa nota da autarquia, realçou a importância da entrada em funcionamento do Centro de Testes na pista do Estádio Municipal, “aumentando o nível de resposta à pandemia Covid-19 na região”.
Além do Centro de Testes, o ministro visitou ainda o Politécnico de Leiria e os seus centros de investigação que, em colaboração com empresas, associações, indústria e restantes entidades competentes, estão a desenvolver projectos no âmbito da prevenção e combate ao novo coronavírus.
Na visita ao Instituto Politécnico de Leiria, o ministro Manuel Heitor aproveitou para reconhecer o “esforço e a proactividade que a rápida adaptação à actual crise sanitária exigiu a toda a comunidade académica e cientifica”, deixando uma mensagem de “valorização, apoio e incentivo”, segundo explica a instituição de Ensino Superior numa publicação deixada na página de Facebook.
Ainda antes de visitar a cidade do Lis, Manuel Heitor deslocou-se ao concelho da Marinha Grande, onde foi recebido nas empresas Iberomoldes e Moldes RP, onde se encontram a ser produzidas viseis para profissionais de saúde, polícias, protecção civil e serviço social para prevenir o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Leiria começou ontem a realizar no estádio 100 testes por dia
O centro de testes instalado no Estádio de Leiria, com capacidade para fazer cem testes por dia a pessoas potencialmente infectadas com Covid-19, entrou ontem em funcionamento, anunciou o município.
Segundo a autarquia leiriense, os testes são gratuitos e realizados mediante a apresentação de prescrição médica do Serviço Nacional de Saúde, permitindo ao utente permanecer no interior da viatura durante todo o procedimento e realização do teste.
O centro de testes instalado no interior da infraestrutura desportiva dispõe de duas linhas de atendimento, estando prevista a entrada de viaturas pelo portão junto ao topo norte do estádio e saída pela porta da maratona, situada no topo sul.
O serviço de rastreio à Covid-19 arrancou ontem às 15h00 e funciona nos dias úteis, entre as 09h00 e as 20h00. Os testes são realizados por um laboratório com sede em Leiria e resultam de uma parceria entre o município de Leiria, Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e Autoridade Regional de Saúde do Centro.
O presidente da Câmara de Leiria alerta a população que não se deve dirigir por iniciativa própria ao centro de testes, reforçando a necessidade de “apresentação de prescrição médica”.
“Estamos muito satisfeitos por finalmente entrar em funcionamento esta unidade, que​​​​​​​ consideramos fundamental para garantir uma rede eficaz de resposta na região, o que apenas foi possível após longas horas de negociação com o Ministério da Saúde”, afirma Gonçalo Lopes, citado pela assessoria de imprensa do município. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu