Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Ministro destaca contributo dos municípios, do Ensino Superior e das empresas na resposta à pandemia


foto: DR sexta, 03 abril 2020

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou ontem o contributo dos municípios, instituições de Ensino Superior e empresas na resposta à crise de saúde pública, durante uma visita ao Centro de Testes e à Área Dedicada Covid-19 que está a funcionar no Estádio Municipal de Leiria.
Durante a visita, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, citado numa nota da autarquia, realçou a importância da entrada em funcionamento do Centro de Testes na pista do Estádio Municipal, “aumentando o nível de resposta à pandemia Covid-19 na região”.
Além do Centro de Testes, o ministro visitou ainda o Politécnico de Leiria e os seus centros de investigação que, em colaboração com empresas, associações, indústria e restantes entidades competentes, estão a desenvolver projectos no âmbito da prevenção e combate ao novo coronavírus.
Na visita ao Instituto Politécnico de Leiria, o ministro Manuel Heitor aproveitou para reconhecer o “esforço e a proactividade que a rápida adaptação à actual crise sanitária exigiu a toda a comunidade académica e cientifica”, deixando uma mensagem de “valorização, apoio e incentivo”, segundo explica a instituição de Ensino Superior numa publicação deixada na página de Facebook.
Ainda antes de visitar a cidade do Lis, Manuel Heitor deslocou-se ao concelho da Marinha Grande, onde foi recebido nas empresas Iberomoldes e Moldes RP, onde se encontram a ser produzidas viseis para profissionais de saúde, polícias, protecção civil e serviço social para prevenir o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Leiria começou ontem a realizar no estádio 100 testes por dia
O centro de testes instalado no Estádio de Leiria, com capacidade para fazer cem testes por dia a pessoas potencialmente infectadas com Covid-19, entrou ontem em funcionamento, anunciou o município.
Segundo a autarquia leiriense, os testes são gratuitos e realizados mediante a apresentação de prescrição médica do Serviço Nacional de Saúde, permitindo ao utente permanecer no interior da viatura durante todo o procedimento e realização do teste.
O centro de testes instalado no interior da infraestrutura desportiva dispõe de duas linhas de atendimento, estando prevista a entrada de viaturas pelo portão junto ao topo norte do estádio e saída pela porta da maratona, situada no topo sul.
O serviço de rastreio à Covid-19 arrancou ontem às 15h00 e funciona nos dias úteis, entre as 09h00 e as 20h00. Os testes são realizados por um laboratório com sede em Leiria e resultam de uma parceria entre o município de Leiria, Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e Autoridade Regional de Saúde do Centro.
O presidente da Câmara de Leiria alerta a população que não se deve dirigir por iniciativa própria ao centro de testes, reforçando a necessidade de “apresentação de prescrição médica”.
“Estamos muito satisfeitos por finalmente entrar em funcionamento esta unidade, que​​​​​​​ consideramos fundamental para garantir uma rede eficaz de resposta na região, o que apenas foi possível após longas horas de negociação com o Ministério da Saúde”, afirma Gonçalo Lopes, citado pela assessoria de imprensa do município. 

Diários Associados