Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Moimenta da Beira recebe doentes dos concelhos vizinhos


Sexta, 03 de Abril de 2020

Moimenta da Beira tem em funcionamento uma ‘Área Dedicada ao Covid (ADC-COMUNIDADE)’ destinada a receber doentes não só do concelho, mas de Penedono, Sernancelhe e Tabuaço. As consultas operam no Centro de Saúde, em espaços que foram convenientemente preparados para o efeito. O acesso é feito por uma porta lateral, devidamente sinalizada.
Esta ‘ADC-Comunidade’ foi organizada na sequência da entrada de Portugal na Fase de Mitigação da Pandemia de Covid-19, cumprindo, assim, a norma da DGS relativa a esta fase, por forma a garantir a prestação de cuidados de saúde e a implementação das medidas de saúde pública adequadas.
Esta unidade de Moimenta da Beira recebe os doentes que tenham indicação para avaliação nos Cuidados de Saúde Primários, após encaminhados através da Linha SNS24 ou da Unidade de Saúde da área de residência. “Os utentes que tiverem tosse persistente ou agravamento de tosse habitual, ou febre igual ou superior a 38ºC ou dificuldade respiratória devem ligar para a Linha SNS24 ou, caso não consigam atendimento, para a sua Unidade de Saúde. Consoante a avaliação da sua situação, serão encaminhados para autocuidados, que poderá ser em isolamento no domicílio e sob vigilância; avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários e avaliação médica em ‘Áreas Dedicadas COVID-19’ nos Serviços de Urgência”, explica a autarquia.
Com a abertura destas áreas, “que são da responsabilidade da ACES Douro Sul II, pretende-se maior celeridade e eficácia na prestação de cuidados de saúde aos doentes infectados com o novo coronavírus”, acrescenta.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu