Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Linha SNS24 passou de 5 para mais de 18 mil chamadas por dia


Quinta, 02 de Abril de 2020

O secretário de Estado da Saúde informou ontem que a Linha SNS 24 está a atender neste momento uma média de 18 mil chamadas por dia, quando antes da pandemia da Covid-19 a média era de cinco mil chamadas diárias em todo o país. Reconhecendo os problemas iniciais de adaptação desta linha, António Lacerda Sales sublinhou a capacidade de adaptação desta estrutura que é fundamental no atendimento e encaminhamento de casos suspeitos de Covid-19, não tendo dúvidas de que, desde a confirmação do primeiro caso, «foi uma das ferramentas do Serviço Nacional de Saúde que mais de transformou». Aliás, para responder a um número tão elevado de chamadas por dia, a linha tem-se vindo a reforçar e, neste momento, tem 1.400 profissionais (antes eram cerca de 900), confirmou o governante.
António Lacerda Sales falava durante a conferência de imprensa de actualização sobre a infecção pelo novo coronavírus, confirmando que o país vive «um tempo de adaptação».
«Os cidadãos adaptam-se às novas rotinas em suas casas, os profissionais de saúde adaptam-se à prática clínica e o Governo adapta-se sistematicamente» às mudanças que vão surgindo e que «nem sempre são previsíveis».
O secretário de Estado sublinhou também a «gestão criteriosa dos serviços de saúde», afirmando que actualmente são realizadas muito mais amostras de análise ao novo coronavírus: na semana passada, por exemplo, foram processadas 40 mil amostras, «mais do que o dobro dos realizados na semana anterior».
António Lacerda Sales apelou ainda aos portugueses para que se mantenham em casa durante as celebrações da Páscoa, considerando o distanciamento social «crucial» para que as pessoas «não adoeçam todas ao mesmo tempo».


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu