Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Seniores retirados de lar da Cumieira e instalados na residência de estudantes


Quinta, 02 de Abril de 2020

Quatro seniores do lar da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas, onde já morreram três utentes, foram transferidos para a Residência de Estudantes, da Câmara de Pombal. Tratam-se de utentes, dois dos quais acamados, que não estão contaminados com Covid-19.
A iniciativa pretendeu salvaguardar os cuidados de acolhimento daqueles seniores, dos restantes 18 utentes da instituição, cujo teste de diagnóstico deu positivo. Por outro lado, a medida evitou que aqueles seniores fossem transferidos para outras instituições fora do concelho, como inicialmente chegou a ser anunciado.
O acolhimento e o acompanhamento estarão assegurados pela própria instituição, em especial o fornecimento das respectivas refeições.
Por sua vez, as instalações do lar, na Cumieira, estão a ser alvo de uma limpeza e higienização, por sectores, para permitir um melhor acompanhamento aos utentes que ali residem e que, à partida, não necessitam de cuidados de saúde externos à instituição.
Ontem, o boletim informativo da situação epidemiológica emitido pela Autoridade de Saúde Pública de Pombal dava conta, às 10h00, de 32 casos confirmados com Covid-19 na freguesia de Pombal, incluindo três mortes, óbitos que segundo se sabe se referem a utentes do lar da Cumieira.
Entretanto, a instituição de solidariedade social fez publicar nas redes sociais um “apelo urgente” para angariar voluntários e máscaras FP2/FP3. Os voluntários destinam-se a prestar “cuidados a idosos não infectados”, nomeadamente aos utentes das valências de Apoio Domiciliário e Centro de Dia que se encontram nas suas próprias habitações.
Ou seja, substituição de colaboradoras, sobretudo as que se encontram em quarentena obrigatória, e que possam efectuar tarefas domésticas, como, por exemplo, lavar loiça, limpeza, fazer camas, arrumar roupas, entre outras.
Segundo a Autoridade de Saúde Pública, o concelho de Pombal registava ontem, às 10h00, 44 casos confirmados com a Covid-19, incluindo quatro óbitos. Encontravam-se 40 pessoas em vigilância activa, a serem monitorizadas diariamente pela autoridade de saú­de. Os casos verificam-se nas freguesias de Pombal (32), Almagreira (um), Vila Cã (um), Meirinhas (dois), Carriço (dois), Ilha (cinco) e Guia (um).
Os óbitos identificados referem-se a uma mulher, de 94 anos, da freguesia do Carriço, e de três utentes do Lar da Cumieira: uma mulher de 76 anos e dois homens de 83 e 90 anos. Todas as vítimas tinham em comum o facto de fazerem tratamentos de hemodiálise na mesma unidade na cidade. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu