Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município realiza primeiros testes sendo os lares uma prioridade


Quinta, 02 de Abril de 2020

O Município de Tabuaço já está a realizar testes ao novo coronavírus, medida articulada com o laboratório e o Centro de Rastreio que está localizado no Peso da Régua. A autarquia informa que, nesta fase, “os lares da terceira idade estão na linha da frente para a realização do despiste, dando-se prioridade aos doentes crónicos ou com sintomas, assim como os respectivos funcionários”. Este plano de acção integra também os profissionais de risco, nomeadamente, médicos, enfermeiros, bombeiros e farmácias.
Contudo, a autarquia explica que a colocação em prática desta estratégia, delineada em colaboração com as IPSS locais, encontra ainda alguns constrangimentos, nomeadamente no agendamento e na obtenção dos resultados dos testes, situação que é transversal a todo o país, situação agravada pelo facto de os utentes terem que ser testados nos próprios lares, evitando, assim, a sua deslocação.
Os encargos com a realização deste rastreio foram assumidos pelo município, mas este explica que “os desenvolvimentos dos últimos dias, principalmente as notícias veiculadas pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social para o interior do país, permitem antever, em articulação com a ARS Norte, que possa ser o SNS a suportar a despesa, a par do que está a acontecer em outras regiões do país”.
Ao apostar numa estratégia de prevenção, o município está a preparar alguns espaços, nomeadamente o Pavilhão Gimnodesportivo, que ficarão dotados com camas e outros equipamentos como resposta a situações de isolamento profiláctico ou de tratamento de casos de contágio que não necessitem de internamento hospitalar.
No mesmo sentido, foram já contactadas as unidades hoteleiras locais aferindo a possibilidade de acolhimento de não infectados com obrigação de cumprimento de quarentena, desde a população aos profissionais de risco. Estes espaços serão avaliados pelos serviços distritais da Segurança Social de Viseu, aferindo assim capacidades e adaptações necessárias.
O Banco de Voluntariado é mais “uma medida de relevo” que se encontra em marcha e cujo formulário já pode ser preenchido online, no site oficial do município.
A iniciativa poderá ser a resposta a um sem número de eventuais contingências na prevenção e no combate à Covid- 19.
A Câmara Municipal de Tabuaço garante que “é permanente e persistente o contacto com as entidades oficiais, desde o Centro de Saúde, Protecção Civil, forças de segurança e Juntas de Freguesia, acompanhando a evolução da situação numa altura em que a contenção e travamento do vírus é a grande prioridade em todo o território e, neste sentido, todas as medidas estão a ser tomadas para garantir maior capacidade de resposta possível”.
Neste momento “há testes à Covid-19 a ser agendados e realizados, equipamentos a serem transformados e um Banco de Voluntariado em marcha”, atesta a autarquia.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu