Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: SMAS suspende cortes de água e isenta tarifa fixa


Legenda: Medidas destinam-se a clientes domésticos e não-domésticos (foto: Arquivo) Quinta, 02 de Abril de 2020

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria decidiram suspender os cortes de água por falta de pagamento e flexibilizar os pagamentos de facturas, bem como proceder à isenção da tarifa fixa de água para todos os clientes durante o mês de Abril.
As medidas, que têm como objectivo “minimizar o impacto da pandemia provocada pela Covid-19”, incluem ainda a suspensão do contrato para os clientes não-domésticos mediante o envio do requerimento IMP 070, sendo que, nesta situação, a suspensão dura até o cliente solicitar a reactivação. Segundo explicam os SMAS em comunicado, o contador não é levantado, mas é colocado selo e fechada a água.
Além disso, os Serviços de Água e Saneamento de Leiria vão ainda proceder à isenção das tarifas fixas de água, saneamento e RSU, durante o mês de Abril. A medida aplica-se a clientes não-domésticos que encerraram em resultado da declaração do estado de emergência, bem como a clientes domésticos onde um membro do agregado familiar está a auferir 66% do vencimento para apoio a filhos menores.
Neste último caso, é necessária uma declaração comprovativa do apoio da segurança social e, caso não seja o titular do contrato o comprovativo, das Finanças do agregado familiar.
Por fim, os SMAS decidiram ainda isentar as tarifas variáveis de Água, Saneamento e RSU para os clientes com tarifário doméstico social, durante o mês de Abril.
O benefício só está disponível para os clientes domésticos com tarifário social e é de aplicação automática, sem necessidade de requerimento.
Segundo a empresa, será aplicado à(s) factura(s), sempre na sequência de uma leitura do contador, que deverá ser feita pelo cliente através do n.º 800 500 007 ou no Balcão Digital dos SMAS de Leiria. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu