Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Confirmados três casos de Covid-19 no lar de Torre de Vilela


Quarta, 01 de Abril de 2020

Um utente e dois profissionais do lar de Torre de Vilela, concelho de Coimbra, acusaram positivo no teste efectuado à Covid-29. Fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirma a existência dos três casos na Obra Social de Torre de Vilela e informa também que o/a utente se encontra em isolamento na instituição e os dois funcionários se encontram internados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Um familiar de uma utente alertou ontem para a situação «bastante difícil» que se vive no lar, referindo a existência de «utentes com sintomas de Covid, alguns positivos» e aponta também para uma morte, que a ARSC não confirma. 

A ARSC admite a presença da doença no lar de Torre de Vilela e informa, de acordo com os dados das IPSS de que dispõe, que a Obra Social de Torre de Vilela acolhe actualmente 33 utentes e destes existia suspeita da doença em oito. Foram testados nove utentes, sendo que um acusou positivo, e aguardam a realização de testes 20 utentes. Relativamente aos funcionários, a instituição tem 25 pessoas ao serviço, sendo que após testes, há dois profissionais com a doença que se encontram internados e três outros a cumprir quarentena. Há ainda, de acordo com a mesma fonte, nove profissionais a aguardar a realização de testes à Covid-19.

Contactada pelo Diário de Coimbra, a directora técnica da instituição, Sandra Nabo, recusou prestar esclarecimentos sobre a situação vivida no lar.

A ARSC, por seu lado, esclareceu também que há, na região Centro, cerca de 20 IPSS com casos confirmados da presença da Covid-19 e, no concelho de Coimbra, são três as instituições nesta situação. Além da Obra Social de Torre de Vilela, também a Residência Sénior do Centro Popular de Bem-Estar Social de Almalaguês e o lar residencial da Cavalo Azul - Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência, em Marco dos Pereiros, têm casos confirmados da doença, como, de resto, o Diário de Coimbra já noticiou. Na instituição de Almalaguês já se confirmaram duas vítimas mortais por Covid-19 e vários casos de infecção em utentes e funcionários. Na Cavalo Azul, e conforme noticiou o Diário de Coimbra na sua edição de sábado, também há utentes e funcionários infectados.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu