Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Feira de Leiria cancelada


foto: LFC/Arquivo Quarta, 01 de Abril de 2020

O executivo da Câmara de Leiria aprovou, ontem, o cancelamento da tradicional Feira de Leiria, que deveria decorrer entre os dias 1 e 31 de Maio, no parque de estacionamento de apoio ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. A decisão foi tomada por unanimidade, com o apoio dos vereadores do PSD, na reunião extraordinária do executivo, que decorreu através de videoconferência e que demorou uma hora e um quarto.
Na deliberação, a autarquia sustenta a decisão de cancelamento do evento com as medidas emanadas do estado de emergência anunciado em meados deste mês devido à pandemia do novo coronavírus, que obrigou ao cancelamento de todos os eventos para prevenir e travar a transmissão da doença Covid-19.
De acordo com a deliberação aprovada, a medida está relacionada com as orientações da Direcção-Geral da Saúde e com as acções desenvolvidas pelo município, na tentativa de "conter a propagação do vírus através do confinamento profilático da população", "suspendendo ou cancelando eventos ou iniciativas públicas, realizados quer em locais fechados quer em locais abertos ao público".
Na mesma deliberação, o executivo aprovou a revogação da deslocalização da Feira de 'Levante' para o Parque de Estacionamento junto ao Complexo de Piscinas Municipais de Leiria, “no período compreendido entre 14 de Abril a 6 de Junho, inclusive”, em virtude de “já não se revelar conveniente nem oportuna a tal deslocalização, por força do cancelamento da 'Feira de Leiria'”.
Refira-se que a edição deste ano da Feira de Leiria previa um conjunto de actividades, incluindo diversos concertos com artistas nacionais e internacionais, alguns de entrada paga, sendo que alguns ingressos já tinham sido adquiridos. Nesse âmbito, a Câmara assegura que o reembolso dos bilhetes começará a partir de hoje, sendo todo o processo desencadeado pelo Teatro José Lúcio da Silva.
Quanto aos montantes relativos à atribuição dos espaços para entretenimento e para comércio de serviços e de produtos, existirá também lugar à restituição às respectivas entidades, num valor inferior a 17,6 mil euros, explica ainda a mes­ma nota da autarquia liderada por Gonçalo Lopes (PS).
A Feira de Leiria apostava este ano na diversidade e numa programação dirigida a todas as faixas etárias, estando previstos concertos musicais gratuitos de Linda Martíni, Dino D'Santiago, Ritchie Campbell, First Breath After Coma ou Sons do Minho.
Agendadas estavam ainda as atuações de Banda Kroll, Deejay Telio, Festival de Folclore, Grupo Pinha d'El Rei, Escola de Concertinas e Acordeão Carlos Barbosa, Katedral Band, João Miguel e Convidados e Banda Los Capas Quentes.
No Estádio Municipal de Leiria, estavam marcados concertos com Gabriel, O Pensador, Julinho KSD, Piruka, Noble, Pedro Abrunhosa e Comité Caviar e James Morrison.
Na deliberação municipal, a autarquia recorda que a Feira de Leiria “é um evento com um impacto enor­me para o concelho, que mobiliza milhares de pessoas de múltiplos locais”. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu