Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Bibliotecas de Alcobaça e Pombal juntam-se na produção de viseiras


quarta, 01 abril 2020

As bibliotecas municipais de Alcobaça e Pombal juntaram-se aos esforços de produção de viseiras protectoras, de modo a ajudar a equipar quem combate a pandemia da Covid-19, avança a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Segundo informação da DGLAB, as duas bibliotecas públicas estão encerradas, tal como as suas restantes parceiras, mas “continuam a prestar serviço à comunidade”, concretamente através da disponibilização de impressoras 3D para produção de viseiras protectoras. Para a DGLAB ambas as instituições configuram “exemplos de que as bibliotecas são muito mais do que livros”, podendo “contribuir para a comunidade” com “recursos muito pouco tradicionais” nestes espaços. “As bibliotecas públicas reinventam-se em tempo de crise para dar resposta às necessidades”, sublinha a DGLAB no seu portal.
As bibliotecas de Alcobaça e Pombal associaram-se ao Movimento Maker Portugal, para produção de viseiras necessárias a quem combate da pandemia na linha da frente, como profissionais de saúde, forças de segurança, pessoal da protecção civil e funcionários de lares. Em Pombal, acrescenta a mesma informação, foram já produzidas cerca de meia centena de unidades, distribuídas por instituições com carência deste tipo de material protector. Já em Alcobaça, a impressora disponibilizada pela biblioteca municipal tem capacidade para imprimir cinco a dez unidades por dia, avança a DGLAB.