Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bispo pede que sinos toquem em uníssono e repique na Páscoa


Quarta, 01 de Abril de 2020

O bispo de Viseu, António Luciano, vai manter a suspensão da celebração da eucaristia na diocese “até ser superada a actual situação de emergência”.
Em comunicado, adianta que os fiéis poderão acompanhar as celebrações transmitidas desde a Catedral de Viseu no ‘site’ da diocese (www.diocesedeviseu.pt), ou, na impossibilidade de acesso à internet, “acompanhando outras transmissões radiofónicas ou televisivas”.
Além das celebrações previstas para a Igreja Catedral, presididas pelo bispo e transmitidas em directo, também nas igrejas paroquiais os párocos serão celebrados “os mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal, procurando encontrar forma de dar conhecimento aos fiéis da hora de início, para que estes possam estar unidos espiritualmente em oração familiar a partir das respectivas casas”.
O bispo sugere ainda que, durante este período, “num lugar visível do exterior de cada casa, haja uma cruz, ornamentada segundo a criatividade de cada família cristã”.
Para o Domingo de Páscoa, António Luciano sugere que, às 12h00, “em uníssono, como sinal de comunhão eclesial, em todas as igrejas e lugares de culto habitual da diocese, se toquem os sinos em tom festivo (repique) e se reze o Pai-nosso em louvor de Cristo Ressuscitado”.
Em relação à visita pascal, “será feita espiritualmente” e é sugerido “que a família se reúna em volta de uma cruz, se possível enfeitada, e uma vela acesa”.

Transmissões
a partir da Catedral
No que diz respeito às transmissões a partir da Catedral, durante a Semana Santa, estão programadas celebrações online no dia 5 Abril, (Domingo de Ramos), às 11h00, no dia 9 de Abril (Quinta-Feira Santa), às 18h00, a Missa da Ceia do Senhor, no dia 10 de Abril (Sexta-Feira Santa), às 15h00, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, no dia seguinte, Dia de silêncio e oração, às 21h00, a Vigília Pascal, e no dia 12 de Abril (Domingo de Páscoa), às 11h00, a Eucaristia Solene da Ressurreição do Senhor.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu