Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19/Pombal: Terceira morte faz crescer preocupação “muito grave” no lar da Cumieira


texto: Orlando Cardoso / foto: Arquivo Terça, 31 de Março de 2020

Um homem, de 90 anos, é o terceiro utente do Lar da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhos, na freguesia de Pombal, a morrer contaminado com a Covid-19. Joaquim Santos estava hospitalizado, desde quinta-feira passada, no Hospital dos Covões, em Coimbra, onde veio a falecer.
À semelhança dos dois outros dois utentes que morreram, também este sofria de insuficiência renal, o que obrigava a fazer tratamentos de hemodiálise, na mesma unidade de saúde de Pombal. Aliás, tal como a primeira morte registada no concelho, com infecção do novo Coronavírus, uma mulher de 94 anos da freguesia do Carriço.
A situação verificada na instituição de solidariedade social da Cumieira tem preocupado as autoridades locais, bem como a Câmara Municipal.
Na semana passada, o Delegado de Saúde afirmou que a situação “era uma preocupação muito grande” e ontem, em declarações ao nosso jornal, reforçou que é “muito grave”, não adiantando, por agora, mais pormenores.

Dirigente apelou ao voluntariado
Também o presidente da direcção da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas, alertou para a gravidade do caso, tendo feito um apelo para conseguir voluntários que possam substituir os funcionários que tiveram de sair da instituição para cumprir quarentena.
Joaquim Silva chegou a anunciar que poderia haver uma evacuação dos utentes para instalações da Cruz Vermelha, na Praia do Pedrógão.
Ontem, uma funcionária que veio ao portão das instalações, com fato, máscara, luvas e óculos de protecção, recolher uma utente que conseguiu ali chegar, afirmou aos jornalistas que ali se encontravam: “Façam força para tirarem daqui os utentes”, reconhecendo que “há uma exaustão total”.

Mais 30 casos no concelho
De acordo com a informação da situação epidemiológica da Autoridade de Saúde Pública de Pombal, ontem, às 10h00, o concelho contava com 42 casos confirmados (incluindo quatro óbitos).
Um aumento de 30 contaminados comparativamente a idêntica informação divulgada na passada sexta-feira.
O maior acrescimento (23 casos) verifica-se na freguesia de Pombal, agora com 31 contaminados.
Embora não se conseguiu confirmar, pode-se depreender que estará relacionado com o referido lar, uma vez que ontem foram feitas recolhas para testar os restantes utentes e os trabalhadores que ainda resistem.
A informação dava conta, ainda, de casos confirmados em Almagreira (um), Meirinhas (um), Carriço (três, aumentou um e inclui um óbito), Guia (um) e Ilha (cinco, mais três). Aqui registou-se infecção numa utente do Centro Social e Paroquial local.
Ainda segundo a mesma nota informativa, encontravam-se, ainda, 17 pessoas em vigilância activa, ou seja, monitorizadas diariamente pela Autoridade de Saúde. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu