Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Utente da APPDA Leiria infectado com Covid-19


Terça, 31 de Março de 2020

A direcção da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Leiria revelou ontem que recebeu “das autoridades de saúde a confirmação de existência de um utente infectado pela Covid-19”, depois de ter realizado o teste no Centro Hospitalar de Leiria, tendo o resultado sido positivo.
“O caso foi detectado na sequência do registo anormal de temperatura num dos utentes que se encontrava no Lar residencial”, afirma em comunicado a direcção da instituição presidida por Paulo Santos, salientando que “as leituras de temperatura” nos trabalhadores e utentes” tiveram início no dia 14 de Março, embora o utente infectado “registou a primeira leitura com valor anormal dia 27 de Março [sexta-feira]”. Desde esse dia, o utente foi “seguido, atentamente, registando-se um agravar de sintomas” que levou ao estabelecimento de um contacto para a Linha Saúde 24 no dia seguinte (sábado).
“Após a saída do utente, no dia 28, foi chamada uma equi­pa para fazer a desinfecção das instalações do Lar Residencial, incluindo todos os quartos, áreas comuns, salas, gabinetes e espaços exteriores”, acrescenta da instituição.
A direcção adianta ainda que desde o passado dia 13, a APP­DA tem “apenas em funcionamento o Lar Residencial”, cuja capacidade “foi reduzida para nove utentes decorrendo da própria natureza da contingência” e realizado “um reajuste das trabalhadoras, que foram divididas em duas equipas, funcionando de forma rotativa durante um período de cinco dias”.
Em comunicado, a direcção da instituição liderada por Paulo Santos revela que, ontem, elementos do Centro Hospitalar de Leiria foram às instalações da APPDA “para a realização de 14 testes aos utentes e trabalhadores” que se encontram em permanência no Lar Residencial. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu