Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Hotéis de Óbidos disponíveis para acolher seniores dos lares


foto: LFC/Arquivo Terça, 31 de Março de 2020

Várias unidades hoteleiras do concelho de Óbidos estão a disponibilizar as instalações para acolher os seniores que se encontram em lares, divulgou ontem a Câmara. Em caso de necessidade, e por indicação das autoridades de saúde, os seniores a residir nos lares de terceira idade do concelho de Óbidos poderão ser transferidos para as unidades hoteleiras, que “por enquanto vão ficar como uma bolsa preparada para avançar”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques.
A mais recente unidade do Grupo Pestana, a Pousada Vila de Óbidos, e os hotéis The Literary Man, em Óbidos, e Rio do Prado, no Arelho, são, numa primeira fase, as unidades disponíveis.
A medida decorre de uma reunião do executivo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho (IPSS), na qual “foram partilhadas algumas preocupações e encontradas algumas soluções de compromisso" relativas à pandemia da Covid-19.
“Os responsáveis pelas IPSS ficaram mais tranquilos e perceberam que o município, a Protecção Civil municipal e a delegada de saúde estão a reunir esforços para que se consiga dar uma resposta favorável em caso de necessidade e de emergência”, afirmou Humberto Marques, citado numa nota de imprensa. A medida tem também como objectivo “tranquilizar as famílias e os próprios utentes”, acrescentou.
"A solidariedade dos operadores turísticos junta-se à disponibilização das instalações do Campo Aventura (no Olho Marinho) para instalação de um Hospital de Campanha com capacidade para mais de 100 pessoas”, segundo o autarca.
Em resposta a uma solicitação do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos (CRCOM), o município de Óbidos tem também disponíveis vários alojamentos, devidamente equipados, para acolher médicos que necessitem de alojamento durante a pandemia da Covid-19.
Trata-se das Residências Criativas Josefa de Óbidos e André Reinoso, localizadas na Vila de Óbidos, da Casa da Canastra, na localidade do Pinhal de Óbidos, e do apartamento do Estádio Municipal.
A paróquia disponibilizou também a sua habitação paroquial, com sede em Amoreira.
Estes alojamentos “serão utilizados em caso de necessidade e por pedido expresso das autoridades de saúde”, divulgou a Câmara, em comunicado.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu