Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

FPF e AF Leiria cancelam campeonatos de futebol dos escalões de formação


texto: José Roque / foto: Arquivo Terça, 31 de Março de 2020

Os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação da época 2019/20 foram cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e mais tarde pela Associação de Futebol (AF) de Leiria, devido à pandemia da Covid-19.
"Devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato", anunciou na sexta-feira em comunicado a FPF, acrescentando que "não serão atribuídos títulos nas referidas competições, nem aplicado o regime de subidas e descidas".
Esta decisão decorre do entendimento de que "a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à protecção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à protecção da saúde", atendendo ao actual estado de emergência.
"A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis", lê-se ainda no comunicado da FPF.
As competições nacionais dos escalões de formação tinham sido suspensas por duas semanas, em 10 de Março, dois dias antes de a FPF ter decidido suspender todas as competições, incluindo as seniores, que assim permanecem.
"A situação provocada pela pandemia de Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo presidente da FPF, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas", remata o organismo.
Apesar de a FPD ter avançado que todas associações distritais concordarem com a decisão, a verdade é que a AF Porto optou por medidas diferentes, enquanto a AF Lisboa garante que só será tomada uma decisão mais tarde.

AF Leiria segue decisão da FPF
Um dia depois de a FPF ter dado a conhecer a sua decisão, a AF Leiria também anunciou medidas idênticas no futebol e futsal distrital.
“Mesmo que num quadro de optimismo a pandemia pudesse libertar algum espaço temporal, entende a AF Leiria que o mesmo deve ser reservado para a eventual conclusão intensiva do ano lectivo de todos jovens”, explicou a AF Leiria em comunicado, acrescentando ser importante que “todos possam, desde já, programar a sua vida e actividade mais próxima e futura, incluindo a desportiva”.
“A direcção da AF Leiria deliberou cancelar, com efeitos imediatos, todos os campeonatos distritais nos escalões de formação ainda não concluídos, relativos à época desportiva 2019/2020, sem haver lugar a subidas e descidas, sem designação de campeões”, pode ler-se.
A deliberação da AFL mantém como válidas as competições terminadas antes da suspensão dos campeonatos, com os respectivos títulos atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas, para compatibilização com as demais provas distritais e nacionais.
“Nenhuma deliberação a tomar seria boa para todos os agentes desportivos e para o desejável e saudável desenrolar das competições, todavia, a AF Leiria entende ser esta a solução mais adequada fundamentada essencialmente nas determinações das autoridades (…), nas quais temos que confiar para que tudo corra bem em preservação da saúde e bem-estar de todos”, explicou a AF Leiria em comunicado.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu