Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Hospital de Leiria transfere urgência e cria zona para patologia respiratória


foto: Arquivo Segunda, 30 de Março de 2020

O Centro Hospitalar de Leiria procedeu à deslocalização da Urgência Geral do Hospital de Santo André para o edifício da Consulta Externa.
A medida visa criar, “na zona onde até agora funcionava a Urgência Geral, um serviço de urgência exclusivo para tratar utentes com patologia respiratória, entre os quais os que estiverem infectados com Covid-19”, refere o CHL numa nota enviada à comunicação social. “A nova configuração dos serviços de urgência do CHL surge como prevenção e salvaguarda de utentes e profissionais, na actual fase de mitigação da pandemia, e pretende evitar o cruzamento de doentes infectados por Covid-19 e não infectados, através da separação de áreas e criação de circuitos exclusivos”, explica a administração.
Na urgência para tratamento de patologia respiratória, “os doentes serão todos admitidos como casos suspeitos de infecção à Covid-19 e serão testados em função de critérios clínicos”, indica o CHL, sublinhando, por outro lado, que “todos os utentes que se desloquem ao HSA por patologia não respiratória devem dirigir-se ao edifício da Consulta Externa, onde passa a funcionar a Urgência Geral”.
A administração apela aos utentes que se desloquem ao Hospital de Leiria, por patologia não respiratória, devem dirigir-se ao edifício da Consulta Externa, onde passa a funcionar a Urgência Geral, apetrechada como todo o equipamento necessário e com profissionais preparados para garantir o normal funcionamen­to. No mesmo edifício realizam-se-se as consultas presenciais não adiadas ou adaptadas para realização à distância, por manterem carácter urgente.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu