Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: OesteCim quer fundo financeiro para revitalizar economia da região


Segunda, 30 de Março de 2020

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) vai recomendar ao Governo a constituição de um fundo financeiro de revitalização das economias locais, para introduzir liquidez e capitalizar as empresas dos sectores estratégicos da região.
A proposta dos 12 municípios do Oeste é para que o Governo crie “instrumentos legais” que permitam a criação de “uma Portugal Ventures para a dimensão intermunicipal”, tendo a OesteCim como entidade gestora e na qual as autarquias possam participar a par com os consórcios bancários, divulgou o conselho intermunicipal.
A criação do fundo é uma de 22 medidas aprovadas na passada quinta-feira com o objectivo de proporcionar “apoio ao rendimento das famílias e das empresas” da região e de “mitigar os efeitos económicos e financeiros provocados pela pandemia da Covid-19”, refere a OesteCim, em comunicado.
Os municípios vão também propor ao Governo a revisão excepcional do Código dos Contratos Públicos para defender o sector da construção civil, considerando que “o plano de investimento e obras públicas essenciais se deve manter (…) ao nível municipal e intermunicipal”. Para isso, defendem a possibilidade de aumento do valor dos ajustes directos e a eliminação do visto prévio do Tribunal de Contas a obras de valor inferior a dois milhões de euros. A última recomendação ao Governo é no sentido da “facilitação” da aquisição de posições maioritárias em empresas de transporte público de passageiros, por parte dos municípios ou comunidades intermunicipais, parta impedir que “o PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes) venha a ter retrocessos por falta de financiamento público directo”.
Na reunião realizada por videoconferência, as 12 autarquias deliberaram também reforçar o fundo de emergência social dirigido às famílias e às instituições sociais, e isentar do pagamento de rendas os estabelecimentos comerciais e as instituições de âmbito social, cultural, desportivo e recreativo instaladas em espaços municipais. A isenção vigorará até 30 de Junho. Até à mesma data será suspensa a cobrança de todas as taxas relativas à ocupação de espaço público e publicidade a todos os estabelecimentos comerciais, excepção de bancos e instituições de crédito, seguradoras e hipermercados. A OesteCim manifestou também a intenção de criar centros de apoio às micro e pequenas empresas (Oeste +Empresas) e às famílias em dificuldades (Oeste +Família), um mercado virtual da região e um sistema de gestão de bens excedentários dos sectores produtivos a canalizar para instituições e pessoas mais carenciadas. Na calha está ainda a implementação de um programa que apoie as empresas na manutenção dos postos de trabalho, bem como a redução das facturas de água e energia das famílias mais carenciadas.
Os 12 pretendem ainda reforçar o apoio financeiro a instituições de solidariedade social e reduzir os prazos médios de pagamento às entidades fornecedoras de bens e serviços aos municípios.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu