Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mulher de 84 anos que teve alta hospitalar está infectada com Covid-19


Segunda, 30 de Março de 2020

Uma mulher de 84 anos, oriunda da freguesia do Luso, no concelho da Mealhada, teve alta do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na passada quarta-feira, sendo internada, no dia seguinte, nos Covões com uma pneumonia.
A família já foi informada de que a senhora está infectada com Covid-19 e não consegue entender como é que a paciente foi mandada para casa com febre, tosse e dificuldades respiratórias.
Maria Rocha caiu e partiu a bacia, no passado mês de Dezembro, tendo ficado internada nos Hospitais da Universidade de Coimbra até finais de Janeiro. «Regressou a casa, mas tinha um alto na perna», começou por explicar um familiar da sénior, acrescentando que «o sangue coagulou» e que, em Fevereiro, a senhora «foi internada na Ortopedia dos CHUC para fazer uma drenagem», onde permaneceu durante um mês. «Apanhamos já a fase em que os doentes não recebiam visitas», explicou, ao nosso jornal, a mesma fonte.
Na passada quarta-feira, Maria Rocha teve alta e foi transportada para a sua residência. Qual «não é o nosso espanto ao verificar que vinha cheia de febre, com tosse e muitas dificuldades respiratórias», lamenta a familiar, recordando que ligou para o serviço e que foi informada de que «a senhora estava bem quando saiu do hospital e para, no caso de termos dúvidas, ligarmos à Saúde24».
No dia seguinte, 26 de Março, a médica de família foi a casa da sénior e diagnosticou-lhe uma «infecção respiratória grave com suspeitas de Covid--19», tendo no imediato sido transportada pelos Bombeiros da Mealhada para o Hospital dos Covões, em Coimbra, unidade que actualmente está praticamente confinada a doentes com o coronavírus.
Sem respostas, preocupados e depois de algumas insistências telefónicas, só no dia seguinte – sexta-feira – os familiares souberam que a senhora estava com uma pneumonia, «mas que não sabiam a origem».
Já na manhã de sábado – e novamente depois de alguma insistência – a família tomou conhecimento de que o teste ao Covid-19 tinha dado positivo e de que seriam contactados, posteriormente, pela delegada de Saúde.
«Teve alta, infectada com o Covid-19, e em casa teve contacto com filhas e o marido, de 85 anos de idade com problemas cardíacos. Muitas destas pessoas estiveram depois em contacto com outros familiares próximos e, por isso, estamos extremamente tristes de terem dado alta a uma pessoa de risco com probabilidade de infectar outras pessoas», lamentou a familiar com quem falámos, que nos garantiu que a linha de Saúde24, depois de contactada, recomendou aos familiares «a desinfecção da casa, lavar constantemente as mãos e medir a febre várias vezes ao dia».
Ao final da tarde de ontem, os familiares não tinham informações sobre o estado de Maria Rocha, apesar das inúmeras tentativas de contacto para o serviço de enfermaria. «Estamos tristes com o facto de estar infectada, mas entendemos que estando num hospital, e dadas as circunstâncias, isso podia acontecer. O que nos indigna é ter tido alta, com um quadro de pneumonia, correndo o risco de contagiar outras pessoas», enfatiza a familiar com quem o Diário de Coimbra falou, concluindo: «Estamos fechados em casa há 15 dias e o vírus veio bater-nos à porta…».
A família garante ir proceder a uma queixa formal à Entidade Reguladora da Saúde, à Administração Regional de Saúde do Centro e ao CHUC.
O Diário de Coimbra tentou um esclarecimento por parte da assessoria do CHUC, mas, até ao fecho da nossa edição, não foi possível de obter qualquer informação


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu