Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Padres disponíveis para ouvir, acolher e acompanhar


Segunda, 30 de Março de 2020

«Ouvir e escutar, acolher e acompanhar... nas alegrias e nos medos, nas dúvidas e nas esperanças... todos os que assim desejarem». Este é o propósito de 30 padres da Diocese de Coimbra que, perante a actual situação de isolamento social devido ao coronavírus, decidiram criar o “Hospital de Campanha Espiritual” e estão disponíveis para «curar as ferias» e «aquecer os corações» de todos, quer de profissionais de saúde, como de «pessoas que se sintam abandonadas» para «cuidar dos que cuidam e dos que não têm ninguém para os cuidar». No site do Seminário Maior de Coimbra (https://www.seminariomaiordecoimbra.com/pt/hospital-de-campanha-espiritual) é possível visualizar as informações dos 30 padres, «quase todos párocos ou trabalhadores em serviços de organismos», que estão disponíveis para serem contactados via telefónica, por e-mail, por Whatsapp e, nalguns casos, através do Skype. O contacto pode ser feito a qualquer dia e hora, podendo também ser feita marcação. O padre Nuno Santos referiu que já têm contactado algumas pessoas, uma delas fez agendamento da sessão para esta semana e, outra, da Diocese de Leiria que, admite, ter sido uma «surpresa».
No âmbito das adaptações que têm sido feitas face à actual pandemia e isolamento social, esta é mais uma iniciativa que se junta às eucaristias transmitidas em directo e online todos os domingos, gravadas a partir da Igreja da Sagrada Família do Seminário Maior de Coimbra, com milhares de visualizações de fiéis de todo o mundo.
«É um desafio muito bonito e temos criado dinamismos. Procuramos fazer não só aquilo que já existe mas tentar níveis superiores», sublinha o padre Nuno Santos, acrescentando que também têm sido feitas reuniões através do Zoom. «Recorrendo às novas tecnologias, através do site, newsletter, vídeos de visitação e directos, temos procurado ser um estímulo para tentar estar ao nível do que há de melhor», concluiu.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu