Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Alarme generalizado com confirmação de dezenas de casos positivos


José Alberto Lopes Segunda, 30 de Março de 2020

Resende continua a ser o concelho com o cenário mais preocupante, com duas mortes provocadas pelo vírus e 33 casos confirmados de infecção na Santa Casa da Misericórdia local, sendo 18 de utentes e 15 de profissionais.
A autarquia avançou, em parceira com o concelho vizinho de Cinfães, para a criação de uma área dedicada à avaliação e tratamento de doentes infectados no Centro de Saúde de Cinfães, que servirá a população dos dois municípios, anunciando igualmente que não serão realizadas reuniões ordinárias da edilidade durante o mês de Abril.
Em Castro Daire, o alarme soou com o surgimento de um caso positivo no Lar Esperança e Bem Estar, localizado em São Joaninho. Nesta altura, são já quatro os casos confirmados, tendo as autoridades de saúde realizado testes de despistagem no lar, na sexta-feira e no sábado, a utentes e funcionárias. O município, que tem garantido a confecção das refeições aos utentes do serviço de apoio domiciliário, disponibilizou equipamentos de protecção individual ao lar, como máscaras, fatos, óculos e luvas, e desinfectou, em parceria com a junta local, os espaços públicos da povoação.
A autarquia refere que "está a acompanhar de muito perto a evolução da situação e a trabalhar no sentido de salvaguardar o seu funcionamento, bem como a situação dos seus utentes e das suas funcionárias".
A Câmara de Nelas anunciou que o número de infectados no concelho não aumentou, mantendo-se nos 5 confirmados anteriormente, três de residentes em Vale de Madeiros e dois de residentes na zona das Lameiras, em Canas de Senhorim.
O Município de São Pedro do sul anunciou que foi registado mais um caso de covid-19 no concelho, passando agora a três confirmações. “Os dois casos inicialmente registados, que foram hospitalizados, já se encontram em casa, em recuperação. A nova situação está controlada e a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”, sublinhou a câmara no seu site oficial.
A autarquia de Lamego anunciou os dois primeiros casos verificados no município, sublinhando que ambos "cumprem isolamento controlado na sua residência".
Nos últimos dias, além das situações verificadas já em Sernancelhe, São Pedro do Sul e Vouzela, foram ainda confirmados casos positivos de infecção pelo novo coronavírus em Oliveira de Frades (6), Cinfães (2) e Tabuaço (2). Neste último concelho, o presidente da autarquia, Carlos Carvalho, em comunicado, referiu que "os dois casos em questão não apresentam cadeia de contaminação".|

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu