Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

FPF cancela todos os campeonatos da formação de futebol e futsal


sábado, 28 março 2020

Os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação da época 2019/2020 foram ontem cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à pandemia de Covid-19.
«Deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato. Des­te modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas», pode ler-se no comunicado divulgado, ontem à tarde, pelo organismo que comanda o futebol nacional, que explica que «a complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigen­te em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 associações distritais e regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal».
«A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-
-á o valor primordial da saú­de e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis. Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excepcional. Também eles, em segurança e estabilida­de, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/2021», pode ler-se na mes­ma nota.
As competições nacionais dos escalões de formação tinham sido suspensas por duas semanas, em 10 de Março, dois dias antes de a FPF ter decidido suspender todas as competições, incluindo as seniores. «A situação provocada pela pandemia de Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo presidente da FPF, que poderá rever - ampliando ou reduzindo - as medidas agora implementadas», remata o organismo.
No que toca às provas nacionais no futebol masculino, refira-se que ainda estavam em competição as equipas de juniores da Académica (1.ª Divisão), Naval 1893, Eirense e Tourizense (2.ª Divisão), a de juvenis da Académica (preparava-se para disputar o “playoff” de aces­so à fase final) e a de iniciados do Marialvas (ia disputar a fase final do campeonato naci­onal), enquanto no futebol feminino, Cadima, Ereira, Esperança e Souselas não chegaram a terminar o campeonato.
No futsal masculino, o S. João (iniciados e juniores) e a CP Miranda do Corvo (iniciados) esta­vam a participar na fase final, enquanto Chelo (juniores), Uni­ão 1919, Granja do Ulmeiro (ju­ve­nis), NS Condeixa e Académica (iniciados) iam disputar as respectivas Taças Nacionais, o mesmo se aplicando às juniores do NS Condeixa.

Seniores suspensos
A entidade liderada por Fernando Gomes informou ainda que «as restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas».