Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Pescadores da Nazaré pedem fiscalização de preços de venda do pescado


Sexta, 27 de Março de 2020

A Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré pediu ao Governo que intensifique o controlo aos preços do pescado, alertando para a quebra de rendimento na pesca artesanal e os riscos de paragem da actividade, devido à pandemia da doença Covid--19.
O presidente da Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré, Joaquim Zarro, disse ontem à agência Lusa que a saída das pequenas embarcações “está cada vez mais condicionada”, com muitos pescadores “com medo de ir ao mar, correndo riscos de ser infectados, por uma actividade cada vez menos compensatória”.
Em causa está “a descida dos preços ao pescador”, embora “nos supermercados os preços estejam a aumentar”, explicou o responsável pela associação, que enviou ao Ministério do Mar uma carta a solicitar um pacote de medidas de apoio à pesca artesanal.
Na missiva, subscrita também pela Câmara Municipal da Nazaré, os pescadores pedem o aumento do controlo e fiscalização nos preços da venda do pescado e “a sensibilização dos comerciantes de pescado para uma situação de excepção”.
A associação, que admite “a possibilidade de paragem de actividade por parte dos pescadores, cujo rendimento se degrada a cada dia”, solicitou ao Governo “a atribuição de um subsídio mensal, com efeitos imediatos”, de valor no mínimo igual ao salário mínimo nacional, para todos os pescadores que efectuam descontos para a segurança social.
Na mensagem, autarquia e pescadores da Nazaré reconhecem “o esforço feito pela tutela na implementação de medidas que protejam a fileira do pescado no actual contexto de pandemia da Covid-19”, mas alertam para as dificuldades que a comunidade piscatória local enfrenta.
“As medidas desde já instituídas [pelo Governo] estão longe de mitigar problemas neste sector, e de o tornar sustentável”, sublinham os pescadores.
Entre as medidas decretadas pelo Governo contam-se a suspensão das taxas de acostagem durante 90 dias e a aprovação de uma linha de crédito de 20 milhões de euros. Espera-se ainda que no início de Abril comecem a ser pagos os valores do fundo de compensação salarial dos profissionais da pesca, referentes ao período de Outubro de 2018 a Abril de 2019.
Além das medidas de apoio à pesca, a câmara e os pescadores apelam na carta “à denúncia imediata de qualquer especulação de preços que represente uma violação do direito económico dos pescadores”, denunciando a “grande desvalorização no peixe de maior valor comercial”. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu