Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Câmara de Alcobaça disponível para reforçar serviço de cantinas sociais


Sexta, 27 de Março de 2020

A Câmara Municipal de Alcobaça disponibilizou-se para apoiar e reforçar o serviço de cantinas sociais, para os munícipes mais necessitados poderem levantar refeições nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
“É muito importante que as Juntas e as IPSS se coordenem em sede de Comissão de Freguesia para que possam reportar ao longo dos próximos meses as suas dificuldades e necessidades específicas. Esta coordenação é vital para que a Câmara Municipal possa actuar com eficácia na resolução destes problemas. Não vamos deixar ninguém sem ajuda”, garantiu Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, na reunião realizada na passada quarta-feira, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, com responsáveis das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, presidentes de junta e agentes das autoridades.
O encontro serviu para uma auscultação das necessidades das instituições, com vista à elaboração de um plano conjunto de apoio à comunidade no contexto da pandemia de Covid-19.
O edil recordou, também, na reunião, o protocolo em vigor com a Associação Dignitude para apoio a pessoas desfavorecidas na aquisição de medicamentos.
O protocolo está a ser revisto para que este apoio seja alargado às famílias que, no contexto da epidemia, reduziram o seu rendimento disponível. Como forma de acautelar o agravamento do cenário epidemiológico actual, a Câmara Municipal de Alcobaça está a preparar o Pavilhão Gimnodesportivo para a criação de um hospital de campanha.
Para o efeito, aquele equipamento desportivo será totalmente higienizado por uma empresa certificada, serão revistas todas as suas infraestruturas de fornecimento de água, electricidade e saneamento e, hoje, serão acomodadas 40 camas com colchões fornecidas pelas Forças Armadas Portuguesas (Fuzileiros).
“Desta forma e em caso de necessidade poderemos montar, em apenas 24 horas, um hospital de campanha ou uma estrutura de apoio às IPSS. Relembro ainda que, para este efeito, temos disponíveis a Estalagem do Cruzeiro em Aljubarrota e a Pousada da Juventude de Alfeizerão”, explicou o autarca. M.P.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu