Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19/Pombal: Centro ‘drive thru’ no Expocentro vai diagnosticar casos suspeitos dos concelhos do Norte do distrito


texto: Orlando Cardoso / foto: DR Quinta, 26 de Março de 2020

O Expocentro, centro municipal de exposições de Pombal, vai contar com um centro para despistagem do novo coronavírus (Covid-19) a cidadãos dos concelhos do Norte do distrito de Leiria. O anúncio foi feito, ontem em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal, esclarecendo que se trata de uma iniciativa articulada com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
Segundo Diogo Mateus, o centro de colheita funcionará em modelo “drive thru”, como já acontece em outros concelhos do país, onde os cidadãos não necessitam de sair do automóvel para realizar o diagnóstico. As colheitas, que serão efectuadas a casos suspeitos e já identificados pelas autoridades de saúde, estarão a cargo de técnicos especializados e serão depois analisadas em laboratório credenciado para o efeito.
O edil explicou que o centro irá servir a população dos concelhos do Norte do distrito, Alvaiázere, Ansião, Pombal, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, que usarão o “canal do IC8” para se deslocarem ao Expocentro.
A “capacidade de resposta será a suficiente para o nível de procura”, assegurou o autarca, acreditando que o mesmo centro entrará em funcionamento “no mais rápido tempo possível”, logo que obtenha “luz verde” por parte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). O objectivo principal é, diz, disseminar as recomendações da Organização Mundial de Saúde: “testar, testar, testar”.
Por outro lado, Diogo Mateus informou que na zona desportiva da cidade, um dos pavilhões foi adaptado e equipado para acolher oito gabinetes e várias alas de apoio, para atender, em exclusivo, casos compatíveis com o Covid-19, numa articulação com o Centro de Saúde de Pombal.
A medida permite separar os doentes que se deslocam ao Centro de Saúde e reduzir os riscos de contaminação. Os casos compatíveis com o Covid-19 serão encaminhados para o pavilhão da zona desportiva, enquanto o edifício da unidade de saúde ficará exclusivamente disponível para atender outros tipos de doenças.
Na mesma conferência de imprensa, Diogo Mateus voltou a alertar para a necessidade de haver um controlo mais rigoroso nas fronteiras. "Estão a regressar muitos emigrantes e é importante saber quem são, de onde vêm e para onde vão”, frisou, defendendo uma verificação se a quarentena obrigatória está a ser cumprida, ou até mesmo, a prestação de um apoio no fornecimento de bens essenciais, que as juntas de freguesia poderão auxiliar. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu