Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Portugueses estão muito preocupados com o futuro


Quarta, 25 de Março de 2020

Mais de dois terços dos portugueses acreditam que os efeitos da actual pandemia do novo coronavírus na Economia serão muito negros. Para fazer face a esta situação de crise, também a maioria dos habitantes concorda com a declaração do Estado de Emergência, que entrou em vigor com fortes restrições aos nossos comportamentos individuais e colectivos.
Estas são duas das principais conclusões extraídas dos resultados de um estudo de opinião levado a cabo pela Eurosondagem, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, para o Diário de Aveiro e várias outras publicações nacionais – a sondagem foi efectuada entre os dias 20 e 23 de Março a 710 pessoas.
A forma como a generalidade dos portugueses olha para as consequências desta crise global não deixa margem para gran­des dúvidas – um total de 69 por cento dos inquiridos entende que o impacto na economia e no emprego serão, em Portugal, muito grandes; e a estes somam-se outros 11 por cento para quem os efeitos serão grandes. Há depois uma minoria (7,2 por cento) que manifesta pouca preocupação com o que irá advir da actual situação no país.
O estudo de opinião mostra, por outro lado, números muito expressivos o apoio à instituição do Estado de Emergência, decretada pelo Presidente da República com a anuência do Governo e da generalidade dos partidos com assento parlamentar. A decisão recolhe a opinião favorável de 77,2 por cento dos cidadãos inquiridos, havendo não mais de 5,2 por cento que se mostra inequivo­camen­te contra a medida. Uma fatia considerável da amostra (17,6 por cento) revela dúvidas ou não tem opinião.

Medidas adoptadas
A sondagem quis ainda saber que avaliação fazem os portugueses do conjunto de medidas já adoptado pelo Governo para responder ao surto de COVID-19. Olhando para os números, ve­rifica-se que praticamente me­tade das pessoas interrogadas considera positiva a acção do Executivo de António Costa. Um quarto dos inquiridos não se mostra assim tão convenci­do do acerto das medidas e há também, embora em menor nú­mero (dez por cento), quem veja com maus olhos o pacote de iniciativas posto em prática pelo Governo nos últimos dias.


A Ficha Técnica completa pode ser consultada na Edição em papel.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu