Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Segunda morte por Covid-19 após teste ‘post-mortem’ em Pombal


texto: Orlando Cardoso / foto: Arquivo / Legenda: Vítima era utente de uma instituição social de Cumieira (Pombal) quarta, 25 março 2020

Uma mulher, de 76 anos, utente de uma estrutura residencial para idosos da freguesia de Pombal, é a segunda vítima mortal contaminada com o novo coronavírus (Covid-19). A sénior, que sofria de outras patologias, faleceu no passado domingo e o teste “post-mortem” deu positivo.
A autoridade de saúde pública do concelho refere que a vítima foi transportada para o Hospital Distrital de Pombal, onde já chegou sem vida. Existindo um quadro clínico compatível com o Covid-19 foi realizado respectivo teste que confirmou a contaminação.
Perante aquela situação, as autoridades estão a desenvolver esforços com vista a identificar todas as pessoas que estabeleceram contacto com a doente, em especial as cerca de três dezenas de utentes da instituição e dos vários profissionais que ali exercem funções.
O caso acontece uma semana depois de ter sido anunciada a primeira vítima mortal. Tratou-se de uma mulher, de 94 anos, da freguesia do Carriço, com várias patologias associadas e cuja contaminação foi confirmada, igualmente, com teste “post-mortem”.
O filho, um ex-militar de 63 anos, também deu positivo ao Covid-19 encontrando-se hospitalizado, inicialmente na Figueira da Foz e actualmente em Coimbra.
Recorde-se que ontem foi identificado um outro caso positivo a uma utente do Lar S. José, do Centro Social e Paroquial de Ilha, e que se encontra internada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Também ali, as autoridades estão a efectuar despistes junto de restantes utentes e trabalhadoras.
Apesar de não estar confirmada ser a fonte de contaminação, sabe-se que a sénior partilhou o mesmo transporte, para uma unidade de diálise, com a mulher da freguesia do Carriço.
Entretanto, a autoridade de saúde pública anunciou a existência de outros casos positivos no concelho. Designadamente uma estudante de 24 anos que esteve na Holanda, no âmbito do programa europeu Erasmus+, assim como uma mãe de 77 anos (internada no Hospital Santo André, em Leiria) e a filha de 54 anos, que está a recuperar na sua residência de acordo com as orientações médicas e Direcção-Geral de Saúde. 

Diários Associados