Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Segunda morte por Covid-19 após teste ‘post-mortem’ em Pombal


texto: Orlando Cardoso / foto: Arquivo / Legenda: Vítima era utente de uma instituição social de Cumieira (Pombal) Quarta, 25 de Março de 2020

Uma mulher, de 76 anos, utente de uma estrutura residencial para idosos da freguesia de Pombal, é a segunda vítima mortal contaminada com o novo coronavírus (Covid-19). A sénior, que sofria de outras patologias, faleceu no passado domingo e o teste “post-mortem” deu positivo.
A autoridade de saúde pública do concelho refere que a vítima foi transportada para o Hospital Distrital de Pombal, onde já chegou sem vida. Existindo um quadro clínico compatível com o Covid-19 foi realizado respectivo teste que confirmou a contaminação.
Perante aquela situação, as autoridades estão a desenvolver esforços com vista a identificar todas as pessoas que estabeleceram contacto com a doente, em especial as cerca de três dezenas de utentes da instituição e dos vários profissionais que ali exercem funções.
O caso acontece uma semana depois de ter sido anunciada a primeira vítima mortal. Tratou-se de uma mulher, de 94 anos, da freguesia do Carriço, com várias patologias associadas e cuja contaminação foi confirmada, igualmente, com teste “post-mortem”.
O filho, um ex-militar de 63 anos, também deu positivo ao Covid-19 encontrando-se hospitalizado, inicialmente na Figueira da Foz e actualmente em Coimbra.
Recorde-se que ontem foi identificado um outro caso positivo a uma utente do Lar S. José, do Centro Social e Paroquial de Ilha, e que se encontra internada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Também ali, as autoridades estão a efectuar despistes junto de restantes utentes e trabalhadoras.
Apesar de não estar confirmada ser a fonte de contaminação, sabe-se que a sénior partilhou o mesmo transporte, para uma unidade de diálise, com a mulher da freguesia do Carriço.
Entretanto, a autoridade de saúde pública anunciou a existência de outros casos positivos no concelho. Designadamente uma estudante de 24 anos que esteve na Holanda, no âmbito do programa europeu Erasmus+, assim como uma mãe de 77 anos (internada no Hospital Santo André, em Leiria) e a filha de 54 anos, que está a recuperar na sua residência de acordo com as orientações médicas e Direcção-Geral de Saúde. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu