Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Centro de rastreio começa hoje a funcionar


Quarta, 25 de Março de 2020

Hoje começa a funcionar, no Pavilhão Multiusos, aquele que, segundo o Município de Viseu, o primeiro centro de rastreio para despistagem do novo coronavírus (COVID-19) do Interior do país. Tal como o nosso Jornal já tinha noticiado na edição da passada segunda-feira, o serviço é instalado pelo Município de Viseu, em estreita articulação com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e a Unilabs Portugal.
Cumprindo rigorosos procedimentos de segurança, a colheita de amostras, através da introdução de zaragatoa no nariz, será feita em modelo ‘drive thru’, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efectuar a análise, explica a autarquia em comunicado, acrescentando que se trata do modelo seguido pela Coreia do Sul e pelos EUA, sendo recomendado pela Universidade de Stanford.
O centro de rastreio funcionará apenas por marcação prévia, para cidadãos suspeitos de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Em caso de disponibilidade da capacidade instalada face à referenciação de casos emanada da ARS Centro, o centro poderá receber pacientes referenciados por outras unidades públicas e privadas de saúde ou do sector social da região”, adianta ainda a autarquia.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu