Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Misericórdias do distrito ainda sem casos registados


Terça, 24 de Março de 2020

Os lares das Misericórdias do distrito de Coimbra ainda não registaram qualquer caso positivo de Covid-19. A garantia foi dada, ontem, por António Sérgio, presidente do Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias Portuguesas. «Em relação ao distrito de Coimbra, não há até agora casos registados nos lares das Misericórdias», expressou, antes de confirmar que «têm sido seguidas todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde».
Confrontado com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para conter a propagação do contágio, António Sérgio destacou a «articulação diária» existente «entre todas as Misericórdias do distrito de Coimbra e a União das Misericórdias Portuguesas». «Há uma partilha constante de opinião. É um momento preocupante para todos, que merece atenção redobrada», realçou.
Com 22 instituições no distrito, que acompanham 7.000 utentes em valências diferenciadas como lares, centros de dia, rede de cuidados continuados e apoio domiciliário, as Misericórdias do distrito de Coimbra empregam «mais de 2.000 funcionários».
De seguida, o presidente do Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias Portuguesas falou em «alguma desinformação». «Inclusivamente do Ministério da Saúde», expressou, antes de especificar que «sai muita comunicação avulsa, que não reflecte as preocupações de quem está no terreno».
A insatisfação de António Sérgio aumenta quando fala de «alguns organismos descentralizados do Estado». «É incompreensível que insistam na burocracia numa fase destas. Estou a referir-me à Segurança Social e à renovação de contratos de serviço dos cuidados continuados», criticou.
Segundo o também provedor da Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra, «há falta de equipamento de protecção individual». «Pedimos à população e aos organismos descentralizados do Estado para nos ajudarem. A falta é gritante e o que há à venda tem um preço absurdo», transmitiu.
Numa altura em que muito se valorizam os recursos humanos de instituições como lares e outras ligadas ao sector social, o presidente do Secretariado Regional de Coimbra da União das Misericórdias Portuguesas fez questão de deixar rasgados elogios a quem, por estes dias de pandemia, se manteve «firme» no seu local do trabalho, pensando «no bem de quem mais precisa».
«Tenho de elogiar as funcionárias exemplares das Misericórdias do distrito de Coimbra. São umas autênticas guerreiras. Estão a trabalhar diariamente para que nada falte aos nossos idosos, mesmo sabendo os riscos que correm ao fazê-lo no estado de pandemia que vivemos», concretizou António Sérgio.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu